O CURSO DE EXTENSÃO PORTUGUÊS - LÍNGUA DE
ACOLHIMENTO PARA ESTRANGEIROS
FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
1Irenilda Angela dos Santos,2Joyce Damaris Augusta Machado ,3PALOMA STEPHANIE DE LIMA PAULA,4Sandra Jung de Mattos,5Cláudia Graziano Paes de Barros 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5DOCENTE irenilda.santos@ufmt.br
RESUMO
Desde
2014, a cidade de Cuiabá tem recebido inúmeros imigrantes estrangeiros atraídos
pela suposta disponibilidade de trabalho nas obras da Copa do Mundo de 2014.
Naquele momento, criamos o curso de Extensão “Português para Estrangeiros” que
proporcionou o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para estrangeiros de
várias nacionalidades de forma totalmente gratuita. No ano de 2022, reeditamos
o curso e sobre esta ação expomos esse trabalho que objetiva apresentar os
dados referentes ao “Projeto de Extensão Português – Língua de Acolhimento” Este
novo projeto objetiva não somente o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa,
como também abarca todo o conceito de “acolhimento”. A escolha do título do
curso deve-se ao fato de adotarmos a perspectiva do ensino-aprendizagem de
Português como uma política linguística que demarca o ato de “acolher”. É essa
demarcação que distingue as escolhas que fundamentam o título do curso e o aporte
teórico-metodológico de ensino-aprendizagem. Nessa medida, o projeto se
alicerça nos construtos teóricos do Letramento Crítico freiriano e nos estudos
de multiletramentos. Recorremos a uma abordagem metodológica crítica,
colaborativa, ética e democrática de textos e discursos, de modo a ampliar o
repertório linguístico, crítico e cultural, em um projeto educacional que
objetiva a justiça social para as comunidades marginalizadas para promover a
inserção e o acesso a direitos de cidadania, colaborando com ações cotidianas
importantes e urgentes. Neste segundo semestre de 2023, o curso atende
gratuitamente 42 estrangeiros de diferentes nacionalidades que frequentam duas
turmas presenciais no campus da UFMT em Cuiabá. A maioria é falante nativo de
Espanhol - 30 alunos, de três países diferentes: Argentina, Guatemala e
Venezuela. Além destes, também há 10 haitianos e 2 russos. A faixa etária dos
alunos é bastante variada: dentre 12 e 52 anos. A participação dos alunos
presencial e virtualmente, através de várias ferramentas tecnológicas, tem sido
marcante e os dados revelam a necessidade da continuidade de ações como esta.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino-aprendizagem. Português Língua de Acolhimento. Estrangeiros.