Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

O CURSO DE EXTENSÃO PORTUGUÊS - LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA ESTRANGEIROS
FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

1Irenilda Angela dos Santos,2Joyce Damaris Augusta Machado ,3PALOMA STEPHANIE DE LIMA PAULA,4Sandra Jung de Mattos,5Cláudia Graziano Paes de Barros
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5DOCENTE
irenilda.santos@ufmt.br

RESUMO

Desde 2014, a cidade de Cuiabá tem recebido inúmeros imigrantes estrangeiros atraídos pela suposta disponibilidade de trabalho nas obras da Copa do Mundo de 2014. Naquele momento, criamos o curso de Extensão “Português para Estrangeiros” que proporcionou o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para estrangeiros de várias nacionalidades de forma totalmente gratuita. No ano de 2022, reeditamos o curso e sobre esta ação expomos esse trabalho que objetiva apresentar os dados referentes ao “Projeto de Extensão Português – Língua de Acolhimento” Este novo projeto objetiva não somente o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, como também abarca todo o conceito de “acolhimento”. A escolha do título do curso deve-se ao fato de adotarmos a perspectiva do ensino-aprendizagem de Português como uma política linguística que demarca o ato de “acolher”. É essa demarcação que distingue as escolhas que fundamentam o título do curso e o aporte teórico-metodológico de ensino-aprendizagem. Nessa medida, o projeto se alicerça nos construtos teóricos do Letramento Crítico freiriano e nos estudos de multiletramentos. Recorremos a uma abordagem metodológica crítica, colaborativa, ética e democrática de textos e discursos, de modo a ampliar o repertório linguístico, crítico e cultural, em um projeto educacional que objetiva a justiça social para as comunidades marginalizadas para promover a inserção e o acesso a direitos de cidadania, colaborando com ações cotidianas importantes e urgentes. Neste segundo semestre de 2023, o curso atende gratuitamente 42 estrangeiros de diferentes nacionalidades que frequentam duas turmas presenciais no campus da UFMT em Cuiabá. A maioria é falante nativo de Espanhol - 30 alunos, de três países diferentes: Argentina, Guatemala e Venezuela. Além destes, também há 10 haitianos e 2 russos. A faixa etária dos alunos é bastante variada: dentre 12 e 52 anos. A participação dos alunos presencial e virtualmente, através de várias ferramentas tecnológicas, tem sido marcante e os dados revelam a necessidade da continuidade de ações como esta.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino-aprendizagem. Português Língua de Acolhimento. Estrangeiros.