MATEMÁTICA NO ENEM E SUA
RELAÇÃO COM O EDUCURSINHO
1Matheus da Silva,2Matheus da Silva,3Adelle Correa Alves da Silva,4Yan Sávio Gomes de Jesus,5Rafael Simões Martins da Silva Oliveira 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO matsilva09@outlook.com
RESUMO
A matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das áreas mais estudadas e cobiçada pelos vestibulandos devido ao seu peso na nota final e ao padrão repetitivo do tema nas questões abrangidas durante a prova. O foco do trabalho foram os exercícios na área de exatas e a sua relação com o EduCursinho envolvendo desde o método de aplicação no Enem até a forma que se é lecionada a matéria em sala de aula, na tentativa de que os alunos desenvolvam habilidades independentes para a resolução de problemas, tanto do vestibular quanto do cotidiano através da frequência na resolução de exercícios e o constante treinamento do conteúdo desejado. Diferentemente das áreas de humanas e ciências biológicas, para se estudar números é recomendado uma prática periódica de exercícios para que o cérebro se acostume com aquele tipo de situação e interprete os problemas como algo comum ao decorrer do dia, e dessa forma o que era novo torna-se rotineiro ao estudante que terá capacidade e habilidades competentes para que este possa solucionar esses impasses envolvendo números durante o dia a dia. O EduCursinho tem como alvo prioritário os estudantes de baixa renda que estão no ensino médio, onde estes podem assistir as aulas ofertadas no projeto de segunda a sexta iniciando-se as 18:30 e finalizando as 21:30 com o objetivo de capacitar os alunos a trabalharem com a matemática (e outras áreas ofertadas pelo projeto) de uma forma mais completa e que possa facilmente ser compreendida por estes, incluindo desde análises de gráficos, operações básicas da matemática, estatística ate conteúdos mais avançados que serão cobrados no vestibular como é o exemplo de logaritmos. Dessa forma o EduCursinho conseguiria atingir seu objetivo social que seria a inserção desses estudantes em condições precárias principalmente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assim como em outras faculdades do estado.