Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

A ACESSIBILIDADE A CONHECIMENTOS BOTÂNICOS USANDO O BILINGUISMO NO JARDIM SENSORIAL DA UFMT 

1Tatianne Fernanda Lopes Hardoim,2Tatianne Fernanda Lopes Hardoim ,3 Ana Carolina Raimundo Silva ,4 Edna Lopes Hardoim
1OUTROS,2OUTROS,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
tati.hardoim@gmail.com

RESUMO

O projeto FORPREEI tem como objetivos utilizar uma tecnologia simples e eficiente (QR Code) que dá acessibilidade ao conhecimento a cegos e surdos, gravar os áudios e vídeos em Libras para juntar às fichas técnicas, que facilitarão o acesso a Pessoas com Deficiência ao conhecimento científico existente no Jardim Sensorial da UFMT. Por suas características, um jardim é um rico recurso pedagógico, pois ali é possível abordar diversos conceitos e conteúdos das Ciências Naturais. Conteúdos botânicos normalmente são difíceis de serem trabalhados por professores da Educação Básica, principalmente quando se trata de alunos deficientes visuais e/ou surdos (PcD), sendo necessárias estratégias que facilitem a aprendizagem, pois plantas estão presentes no cotidiano das pessoas. A interação visitante-planta em um Jardim Sensorial (JS) pode contribuir para o aumento do seu interesse, participando e interagindo com os espécimes expostos. Neste projeto está sendo desenvolvido material pedagógico, a ser acessado pelo QR Code, em língua portuguesa, em Libras e áudio para dar acessibilidade a pessoas que visitam o Jardim. Temos pesquisado sobre os sinais em Libras das plantas existentes no JS e como explicar suas propriedades para dar acessibilidade aos surdos. A maior dificuldade está na falta de muitos sinais, que são definidos pela comunidade surda, por esta não ter o conhecimento sobre muitas plantas. A razão deste desconhecimento, para nós, decorre do fato da Botânica não tem sido trabalhada nas escolas com os surdos, pois há dificuldade de comunicação entre os professores e alunos surdos nas aulas de Ciências– aqueles, por não dominarem a Libras, e esses por não compreenderem os termos. Um áudio correspondente a cada planta e suas características e usos também está sendo produzido. Todo esse material pedagógico será empregado no curso de formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino até o final de 2019.

PALAVRAS-CHAVE

PcD, espaço de aprendizagem alternativo, recursos pedagógicos.