Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

EDUCAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DA PUBLICIDADE: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO SOBRE PUBLICIDADE E SOCIEDADE

1Thiago de Freitas Toledo,2Mylena Leite Machado,3André Luiz Canavarros de Souza,4Pâmela Saunders Craveiro
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR
thiagoftoledo@gmail.com

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão OPS – Observatório sobre Publicidade e Sociedade. O projeto busca promover a reflexão sobre a publicidade em uma perspectiva antropológica e social (GASTALDO, 2013), bem como fomentar noções de literacia voltadas especialmente para a comunicação mercadológica (MALMELÍN, 2010). Para tanto, desenvolve as seguintes atividades: grupo de estudo; produção e compartilhamento de conteúdo em blog e perfis de redes sociais; rodas de conversa; oficina de leitura crítica da publicidade para estudantes de escolas públicas de Mato Grosso.

PALAVRAS-CHAVE

Literacia Publicitária, Publicidade, Sociedade, Extensão