EDUCAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DA
PUBLICIDADE: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO SOBRE PUBLICIDADE E SOCIEDADE
1Thiago de Freitas Toledo,2Mylena Leite Machado,3André Luiz Canavarros de Souza,4Pâmela Saunders Craveiro 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR thiagoftoledo@gmail.com
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo
apresentar um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no âmbito
do projeto de extensão OPS – Observatório sobre Publicidade e Sociedade. O
projeto busca promover a
reflexão sobre a publicidade em uma perspectiva antropológica e social
(GASTALDO, 2013), bem como fomentar noções de literacia voltadas especialmente
para a comunicação mercadológica (MALMELÍN, 2010). Para tanto, desenvolve as
seguintes atividades: grupo de estudo; produção e compartilhamento de conteúdo
em blog e perfis de redes sociais; rodas de conversa; oficina de leitura
crítica da publicidade para estudantes de escolas públicas de Mato Grosso.