A
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A
SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
1ALINE BATISTA SOUSA,2ANA CAROLINA PINHEIRO VOLP,3LARISSA DE ALMEIRA REZIO 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR Alineatsitab07@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho
disserta sobre a metodologia da problematização como método de
ensino-aprendizagem utilizado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a
Saúde – Interprofissionalidade. É apresentada a esquemática do Arco de Maguerez,
e como este é utilizado na prática do subgrupo com enfoque em Saúde Mental. O referido
Arco é composto por cinco etapas; observação da realidade, levantamento dos
pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação na realidade. O
grupo de saúde mental encontra-se na etapa de teorização dos problemas
levantados. A partir da observação da realidade e escolha dos pontos-chave é
possível apresentar resultados parciais das ações. Foram levantadas algumas problemáticas/
demandas junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Fábio I e II; saúde mental do
trabalhador, sobrecarga de trabalho e dificuldade de realização de trabalho
interprofissional. Acerca da população atendida observou-se; índices de
transtornos psíquicos leves como depressão e ansiedade, depressão pós-parto,
gestação na adolescência, aspectos socioeconômicos e condição de vulnerabilidade,
consumo de substâncias psicoativas (SPA) e famílias disfuncionais. Percebeu-se também que tanto os
profissionais, quanto a população encontram certa dificuldade em compreender a
complexidade do conceito ‘saúde mental’, e ainda em entender como a rede do
Sistema Único de Saúde se articula. A partir das experiências
vivenciadas é perceptível que a metodologia da problematização aponta como
ferramenta de uma educação emancipadora e crítica. O protagonismo compartilhado
entre aluno e tutor no processo de ensino-aprendizagem e ensino-pesquisa-extensão
é um salto qualitativo frente a outras metodologias, pois o aluno não apreende o
conhecimento como produto final, mas sim, no processo, por meio da inserção no
serviço. 
PALAVRAS-CHAVE
PET-Saúde, saúde mental, metodologia da problematização, relato de experiência.