A
arte como precursora do desenvolvimento sócio-afetivo infantil
1Leonardo Santiago,2Rafaela Nicoli de Oliveira,3Rayra Cristina da Costa,4Leonardo Santiago 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR ccvproducaocultural@gmail.com
RESUMO
Este trabalho relata um projeto que
será realizado através do programa de extensão da Pró Reitoria de Cultura,
Extensão e Vivência - PROCEV, com o objetivo de fornecer uma vivência diferente
às crianças na faixa etária de 7 à 12 anos de uma ONG e também da comunidade
externa através de uma oficina de pintura, onde será possível trabalhar com a
teoria das cores, a fim de proporcionar uma mediação da criança com objetos
artísticos, após isso, os integrantes irão participar de uma roda de conversa
sobre suas compreensões sobre o que é a arte e como foi experienciar tal
vivência. Para isso, a metodologia utilizada será pensada a partir dos
pressupostos da Teoria Histórico Cultural que possui como suporte o
materialismo histórico dialético. Os resultados ainda não foram obtidos, pois o
projeto ainda não foi realizado. Dessa forma, as discussões e considerações
finais serão detalhadas posteriormente à data de submissão do presente
trabalho.
PALAVRAS-CHAVE
Cultura, Desenvolvimento, Teoria Histórico Cultural, Infância, Arte.