Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

A arte como precursora do desenvolvimento sócio-afetivo infantil

1Leonardo Santiago,2Rafaela Nicoli de Oliveira,3Rayra Cristina da Costa,4Leonardo Santiago
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR
ccvproducaocultural@gmail.com

RESUMO

Este trabalho relata um projeto que será realizado através do programa de extensão da Pró Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência - PROCEV, com o objetivo de fornecer uma vivência diferente às crianças na faixa etária de 7 à 12 anos de uma ONG e também da comunidade externa através de uma oficina de pintura, onde será possível trabalhar com a teoria das cores, a fim de proporcionar uma mediação da criança com objetos artísticos, após isso, os integrantes irão participar de uma roda de conversa sobre suas compreensões sobre o que é a arte e como foi experienciar tal vivência. Para isso, a metodologia utilizada será pensada a partir dos pressupostos da Teoria Histórico Cultural que possui como suporte o materialismo histórico dialético. Os resultados ainda não foram obtidos, pois o projeto ainda não foi realizado. Dessa forma, as discussões e considerações finais serão detalhadas posteriormente à data de submissão do presente trabalho.

PALAVRAS-CHAVE

Cultura, Desenvolvimento, Teoria Histórico Cultural, Infância, Arte.