ENTRE SINAIS E
PALAVRAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA POR
ACADÊMICOS SURDOS
1Dinaura Batista 68888511172,2Luciana Talita da Cunha de Oliveira ,3Mirian Alves da Silva ,4Susi dos Santos de Morais 1ORIENTADOR,2MONITOR,3MONITOR,4MONITOR dinaurabatista@gmail.com
RESUMO
RESUMO: Este trabalho apresenta a experiência
realizada no Projeto de Extensão “Entre sinais e palavras: oficina de ensino-aprendizagem de Libras e
Português”, em realização no âmbito do Curso de Leras Libras da UFMT. As
atividades são organizadas tomando por fundamento a concepção dialógica
de linguagem, postulada por Bakhtin e os estudiosos do Círculo, bem como a
Pedagogia Freireana. A partir da interação linguística entre surdos e ouvinte por meio da Libras, as oficinas têm
proporcionado segurança e autonomia por parte surdos nas práticas discursivas
que envolvem a escrita da Língua Portuguesa, e contribuído para a fluência dos
ouvintes na comunicação em Libras. No intuito de trabalhar o letramento crítico
e a formação cidadã dos participantes do projeto, o grupo - composto por
docente, intérprete e discentes do curso – se concentra, atualmente, em
selecionar produções literárias que explorem aspectos visuais para planejar as
oficinas da segunda fase do projeto, correspondente ao segundo semestre letivo
de 2019.