Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

ENTRE SINAIS E PALAVRAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ACADÊMICOS SURDOS

1Dinaura Batista 68888511172,2Luciana Talita da Cunha de Oliveira ,3Mirian Alves da Silva ,4Susi dos Santos de Morais
1ORIENTADOR,2MONITOR,3MONITOR,4MONITOR
dinaurabatista@gmail.com

RESUMO

RESUMO: Este trabalho apresenta a experiência realizada no Projeto de Extensão “Entre sinais e palavras: oficina de ensino-aprendizagem de Libras e Português”, em realização no âmbito do Curso de Leras Libras da UFMT. As atividades são organizadas tomando por fundamento a concepção dialógica de linguagem, postulada por Bakhtin e os estudiosos do Círculo, bem como a Pedagogia Freireana. A partir da interação linguística entre surdos e ouvinte por meio da Libras, as oficinas têm proporcionado segurança e autonomia por parte surdos nas práticas discursivas que envolvem a escrita da Língua Portuguesa, e contribuído para a fluência dos ouvintes na comunicação em Libras. No intuito de trabalhar o letramento crítico e a formação cidadã dos participantes do projeto, o grupo - composto por docente, intérprete e discentes do curso – se concentra, atualmente, em selecionar produções literárias que explorem aspectos visuais para planejar as oficinas da segunda fase do projeto, correspondente ao segundo semestre letivo de 2019.

PALAVRAS-CHAVE

Libras, Língua Portuguesa, Diálogo, Literatura.