Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

A Metodologia desenvolvida para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para os estudantes surdos no Laboratório de Aprendizagem Avançada/ UFMT

1Sebastiana Almeida Souza,2Indira Isis Bernardes,3Diogo Rodrigo Reis de Bulhões ,4Joyce Talissa de Amorim ,5Rejane Aparecida da Silva ,6Glaudy Silva Souza ,7Wesley Silva Teixeira ,8Rita Maria da Silva ,9Iverson Almeida da Silva
1DOUTORANDO,2MONITOR,3MONITOR,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,9ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
tianaalmeida@gmail.com

RESUMO

Esta pesquisa pretende demonstrar experiências do projeto de extensão, intitulado Laboratório de Aprendizagem Avançada (LAA), também refletir acerca do desenvolvimento do processo metodológico no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos no LAA, cujo objetivo é proporcionar o atendimento educacional especializado aos estudantes surdos matriculados no Curso de Letras Libras e em outros cursos da Universidade Federal de Mato Grosso, bem como os egressos, estabelecendo um processo de compartilhamento de saberes entre a pesquisadora e os participantes, numa perspectiva interativa/dialógica. Considerando o desenvolvimento do Laboratório, apresentaremos de que forma são explanadas as atividades pelos estudantes em que comprovam como é efetivado o processo de construção baseado nos experimentos e na formação dos conceitos, e como tem se concretizado a aprendizagem, pois o Laboratório tem um caráter interativo e dialógico no encontro do eu e do outro ( das palavras deles e das minhas contrapalavras), isso tem se construído em sentidos, na medida em que surgem as dúvidas, descobertas, conceitos e situações de aprendizagem, numa perspectiva de aprendentes. O estudo, em andamento, está sendo desenvolvido através da pesquisa-ação, fundamentado no arcabouço teórico de Bakhtin e o Círculo e nas contribuições de Vygotsky sobre aprendizagem na perspectiva sócio-histórica, focando os conceitos bakhtinianos de interação, linguagem, aprendizagem e alteridade. Para a compreensão de como se dá a aprendizagem do estudante surdo, buscamos embasamento nos teóricos Relvas e Cosenza que fazem um diálogo entre a Neurociências e a Educação. Participam como sujeitos nove estudantes surdos do Curso de Letras Libras, além da pesquisadora.

PALAVRAS-CHAVE

Aprendentes, Metodologia, Laboratório de Aprendizagem Avançada, Alteridade