ESCOLA EM ÁREA INDÍGENA: UM DIÁLOGO ENTRE ARQUITETURA,
CULTURA E TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS.
1Lucas Luan Dos Santos,2Dorcas Florentino de Araújo,3Yasmim Stephanie Botelho Farias da Silva 1VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2ORIENTADOR,3VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA lukasboreal1@gmail.com
RESUMO
Este trabalho vem apresentar as
atividades e reflexões realizadas no evento de extensão intitulado Seminário Diálogos
IV: intercâmbios culturais – arquitetura e culturas construtivas. Este evento
teve o objetivo de discutir a construção de escola em área indígena, a partir
da demanda da comunidade indígena xavante Etenhiritipá da Terra Indígena
Pimentel Barbosa-MT. O evento abriu importante espaço de reflexão, aproximando
a comunidade universitária acadêmica com a comunidade externa indígena, no
intuito de se pensar um projeto de arquitetura escolar que atenda às
especificidades culturais e sociais do público alvo indígena, com tecnologias
que sejam adequadas ao contexto de implantação do projeto. A extensão
possibilitou um diálogo interinstitucional, aproximando pesquisadores docentes
e corpo discente da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e da
Universidade de São Paulo – USP, na área de Arquitetura e Urbanismo. As
reflexões e atividades realizadas neste projeto de extensão foram
interdisciplinares, buscando na arquitetura, na antropologia e na área de
tecnologias construtivas, soluções apropriadas ao contexto regional, cultural e
ambiental da comunidade indígena envolvida. Este trabalho se propõe a
apresentar e dar publicidade às atividades desenvolvidas na extensão, como a Mesa
de abertura que abriu o evento com a apresentação e discussão do estudo
preliminar da escola; palestra sobre canteiro pedagógico, oficina de cerâmica
armada e visita de campo na aldeia para reunião com a comunidade indígena. A
temática vem alinhar-se ao objetivo da Universidade Federal de Mato Grosso de
interagir o conhecimento científico com as problemáticas e desafios da
sociedade matogrossense, que possui na sua composição, mais de 40 povos
indígenas, em diferentes situações de contato com a sociedade não indígena, e
com crescente demanda de infraestruturas sociais em seus territórios. Foi um
importante espaço de diálogo entre o conhecimento teórico e a prática de
projeto de arquitetura para comunidades indígenas.
PALAVRAS-CHAVE
Projeto de Arquitetura, escola, tecnologia construtiva, aldeia indígena.