Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

ESCOLA EM ÁREA INDÍGENA: UM DIÁLOGO ENTRE ARQUITETURA, CULTURA E TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS. 

1Lucas Luan Dos Santos,2Dorcas Florentino de Araújo,3Yasmim Stephanie Botelho Farias da Silva
1VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2ORIENTADOR,3VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
lukasboreal1@gmail.com

RESUMO

Este trabalho vem apresentar as atividades e reflexões realizadas no evento de extensão intitulado Seminário Diálogos IV: intercâmbios culturais – arquitetura e culturas construtivas. Este evento teve o objetivo de discutir a construção de escola em área indígena, a partir da demanda da comunidade indígena xavante Etenhiritipá da Terra Indígena Pimentel Barbosa-MT. O evento abriu importante espaço de reflexão, aproximando a comunidade universitária acadêmica com a comunidade externa indígena, no intuito de se pensar um projeto de arquitetura escolar que atenda às especificidades culturais e sociais do público alvo indígena, com tecnologias que sejam adequadas ao contexto de implantação do projeto. A extensão possibilitou um diálogo interinstitucional, aproximando pesquisadores docentes e corpo discente da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e da Universidade de São Paulo – USP, na área de Arquitetura e Urbanismo. As reflexões e atividades realizadas neste projeto de extensão foram interdisciplinares, buscando na arquitetura, na antropologia e na área de tecnologias construtivas, soluções apropriadas ao contexto regional, cultural e ambiental da comunidade indígena envolvida. Este trabalho se propõe a apresentar e dar publicidade às atividades desenvolvidas na extensão, como a Mesa de abertura que abriu o evento com a apresentação e discussão do estudo preliminar da escola; palestra sobre canteiro pedagógico, oficina de cerâmica armada e visita de campo na aldeia para reunião com a comunidade indígena. A temática vem alinhar-se ao objetivo da Universidade Federal de Mato Grosso de interagir o conhecimento científico com as problemáticas e desafios da sociedade matogrossense, que possui na sua composição, mais de 40 povos indígenas, em diferentes situações de contato com a sociedade não indígena, e com crescente demanda de infraestruturas sociais em seus territórios. Foi um importante espaço de diálogo entre o conhecimento teórico e a prática de projeto de arquitetura para comunidades indígenas.

PALAVRAS-CHAVE

Projeto de Arquitetura, escola, tecnologia construtiva, aldeia indígena.