PESQUISA E CONCEPÇÃO MUSICAL DO ESPETÁCULO “CLARO CANTO CUIABÁ”
1Náthaly Gorato de Oliveira,2Vinícius Rodrigues Martiniano 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO nsgorato@gmail.com
RESUMO
As reflexões que se
seguem relatam a prática de pesquisa utilizada na concepção musical do
Espetáculo “Claro Canto Cuiabá” apresentado em abril deste ano pelo projeto de
extensão Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, que atende cerca de trezentos
integrantes, sendo pelo menos 70 envolvidos no espetáculo em análise. O espetáculo
compõe a agenda das comemorações dos 300 anos da cidade de Cuiabá, que ocorreu
em abril do presente ano. Com realização de entrevista oral aos envolvidos no
desenvolvimento musical do espetáculo, bem como, elaboração de pesquisa
bibliográfica, foram verificados os vieses que compõem a prática do canto
coral, como a identificação e familiarização do grupo com o repertório
escolhido, sendo levadas em consideração suas limitações e especificidades
técnicas e o hibridismo das composições e arranjos especialmente resgatados ou
reformulados para a ocasião do espetáculo. Uma nova identidade é, então,
agregada ao grupo de coralistas, que passam a conhecer mais da cultura musical
nativa da região, bem como, uma maior abertura a novos conceitos
técnico-musicais trazidos pelo canto coral na temática estabelecida.