ENSINO-APRENDIZAGEM EM COMUNIDADE TERAPÊUTICA COM JOVENS DEPENDENTES QUÍMICOS EM RECUPERAÇÃO: A EXTENSÃO CONTRIBUINDO PARA SAÚDE MENTAL
1Ruth Guimarães da Silva Soares,2Victor Homero Barbosa,3Neudson Johnson Martinho 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR ruth.silva@fisica.ufmt.br
RESUMO
O grupo de pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS) compreende que o intercâmbio de saberes e fazeres por meio de processos dialógicos são estratégias eficazes e terapêuticas para o resgate da saúde mental de jovens dependentes químicos em recuperação. Nessa perspectiva, vem desenvolvendo na comunidade terapêutica Sítio Padre Anchieta, o projeto de extensão com interface na pesquisa denominado: “O lugar do sujeito nas drogas e das drogas no sujeito: diálogos e intervenções com dependentes químicos e seus familiares no enfrentamento das toxicomanias”. Na execução deste, vários temas geradores foram trabalhados em rodas de conversas, assuntos que transitam desde as etapas das mudanças comportamentais até alterações orgânicas e seus impactos sociais. Objetivamos com esse trabalho socializar uma ação extensionista executada por seis alunos de diferentes cursos de graduação da UFMT, com a participação de sete a vinte e três jovens dependentes químicos que se encontravam em recuperação na supracitada comunidade. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, recorte de um projeto de extensão com interface na pesquisa, desenvolvido pelos membros do grupo de pesquisas PEMEDUTS/UFMT. Durante as rodas de conversa, várias significâncias (sentidos de vida) foram relatadas pelos jovens dependentes, sendo o sentimento de arrependimento um dos fenômenos mais narrados - tanto pela utilização das drogas quanto pelas consequências indiretas que estas causaram em suas vidas e na de seus familiares. Ao fazerem um resgate de memória da sua história de vida, numa (Re)construção da linha do tempo, os participantes externalizaram sentimentos que transitam entre o medo, a coragem, o arrependimento e o desejo de se sentirem novamente amados e acolhidos pelas seus entes.
PALAVRAS-CHAVE
interprofissionalidade, dependentes químicos, educação em saúde.