Universidade Federal de Mato Grosso
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Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

AÇÃO RECREATIVA REALIZADA PELO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (UNIVERCIDADE CONVIDATIVA): RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Leandro Marklin Ribeiro de Oliveira,2Vinícius Valeriano,3Eduardo Augusto Oliveira da Costa,4Edilson Davi Sena Miranda ,5Nally Maria Silva Almeida ,6Gabriel Jorge da Guia Queiroz,7Jhennifer Carolina de Almeida Alves ,8Letícia Rocha Ribeiro Silva ,9Ana Carolina Pinheiro Volp,10Elton Alves de Andrade ,11Sara Patrícia Lima Vilela ,12Marcus Vinicius Soares Barbosa das Neves,13Luiz Felipe Saff ,14Maria Amanda de Lima Almeida ,15Victor Hugo Amorim Lima
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9ORIENTADOR,10ORIENTADOR,11VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,12BOLSISTA DE EXTENSÃO,13BOLSISTA DE EXTENSÃO,14VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,15OUTROS
leandrodarkterror@gmail.com

RESUMO

AÇÃO RECREATIVA REALIZADA PELO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (UNIVERCIDADE CONVIDATIVA): RELATO DE EXPERIÊNCIA Área temática: Recreação Autores (as): Leandro Marklin Ribeiro de Oliveira1, Vinícius Valeriano1, Eduardo Augusto Oliveira da Costa1, Edilson Davi Sena Miranda1, Nally Maria Silva Almeida1, Gabriel Jorge da Guia Queiroz1, Jhennifer Carolina de Almeida Alves1, Letícia Rocha Ribeiro Silva1, Michel Luiz Brito1, Victor Hugo Amorim Lima2, Sara Patrícia Lima Vilela3, Marcus Vinicius Soares Barbosa das Neves3, Luiz Felipe Saff3, Maria Amanda de Lima Almeida3, Ana Carolina Pinheiro Volp4. Coordenador: MSc. Elton Alves de Andrade5. Introdução: Entende-se por recreação quaisquer combinações de atividades lúdicas e jogos, a fim de promover uma sensação de diversão e bem-estar, sem a busca pela competição, apenas pela participação. O Programa de extensão UniverCidade ConvidAtiva vem há 20 anos propondo atividades multidisciplinares para melhoria da qualidade de vida da população cuiabana. Essa ação de caráter recreativo vem na busca de uma maior participação, envolvimento e relação interpessoal entre a comunidade interna e externa a UFMT, criando assim, um ambiente mais agradável e sustentável as boas práticas esportivas e de manutenção da saúde. Objetivo: apresentar uma ação recreativa realizada pelo grupo do Programa UniverCidade ConvidAtiva à população cuiabana, a fim de promover bem-estar, alegria e diversão aos alunos. Metodologia: Foram elaboradas e executadas atividades de caráter lúdico e recreativo para a comemoração de uma festa típica regional, atividades voltadas a execução coletiva e cooperativa. Resultados: A aula contou com a participação de mais de 150 alunos (comunidade interna e externa), foi considerada um sucesso pelos participantes e pela Coordenação do Programa, sendo muito elogiada recebendo críticas positivas, com bastante participação e interação entre os alunos e professores, ao final houve uma confraternização onde alunos e professores expressaram suas opiniões sobre a aula recreativa. Considerações Finais: Ações como essa favorecem uma maior interação e socialização entres professores e alunos do programa de extensão, criando uma rede de conhecimento e compartilhamento de boas práticas a saúde física e mental. Palavras-chave: Recreação, Saúde física, Saúde Mental, Diversão. 1Graduando em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, leandro.marklin@gmail.com 2Pós-graduado em Educação Física pela Faculdade AUM 3Graduando em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso 4Dsc. Dr.ª em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso 5Téc. MSc. Elton Alves de Andrade, Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso, eltonalves65@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO O Programa UniverCidade ConvidAtiva, vêm propor atividades multidisciplinares para melhora da qualidade de vida com o objetivo de prevenir e auxiliar no tratamento dos fatores de risco para saúde da comunidade interna e externa à UFMT. Com o passar dos tempos, os exercícios físicos na água obtiveram grande importância, sendo praticados de diversas formas até chegar a mais recente atividade aquática, a hidroginástica. A hidroginástica pode ser considerada como uma atividade física que contribui primeiramente para a melhoria da resistência cardiorrespiratória, da resistência muscular localizada, da flexibilidade e composição corporal. (KRASEVEC; GRIMES, 1990). Trata-se de uma forma versátil de exercitar-se, sendo também um programa ideal de condicionamento físico no qual, além dos exercícios aeróbicos, incluem-se exercícios que podem desenvolver flexibilidade, força muscular e resistência em um mesmo programa. A hidroginástica é constituída de exercícios aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga e do empuxo como redutor do impacto, o que permite a prática de um exercício, mesmo em intensidades altas, com diminuídos riscos de lesão. Além de propiciarem benefícios à forma física, os exercícios realizados dentro da água possuem ainda a vantagem de causar menor impacto nos membros inferiores, facilitando a prática para aquelas pessoas que não podem suportar o seu próprio peso, ao realizarem um exercício terrestre, pois quando o corpo imerge a água é deslocada e cria uma força de flutuação que retira a carga das articulações imersas. Com envolvimento dos mais diversos profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso, dentre eles: Educadores Físicos e Nutricionistas, trabalhando em prol da qualificação dos alunos dos mais diversos cursos da área da saúde, preparando-os não só para desempenharem suas atividades enquanto monitores com qualidade e segurança, bem como, para a realidade do mercado de trabalho. Por meio das intervenções (físicas, psicossociais, educativas e de promoção da saúde em geral). Buscando assim meios de prevenção e adesão da sociedade a prática esportiva e bons costumes para promoção da saúde, foram criadas modalidades como, Hidroginástica, Natação, Treinamento Funcional e Ritmos. Neste contexto foi apresentada uma aula especial como justificativa para comemoração de uma festa típica, a festa junina, que foi executada através de uma “Hidro-Junina”, atividade de caráter recreativo e lúdico, com participação dos alunos (comunidade interna e externa) dentro e fora da piscina do parque aquático da UFMT, com o principal objetivo de gerar uma socialização e prática proveitosa e prazerosa para todos os alunos e professores participantes dessa ação recreativa. 2. METODOLOGIA A partir da demanda da criação dessa aula temática, a Hidro-Junina, os alunos e professores começaram a elaboração da aula com a junção de exercícios físicos, quadrilha temática, e uma confraternização logo ao final. Foi realizada divulgação via oral e aplicativos de comunicação como WhatsApp e Facebook e a população alvo foi a (comunidade interna e externa) a UFMT. Foram ofertadas atividades dentro da piscina, enquanto a quadrilha junina era preparada para ter execuções tanto dentro como fora da água na piscina. Para elaborar as atividades de exercícios físicos, foi utilizada de muita criatividade e experiência de trabalho pelo bolsista Leandro Marklin, que desenvolveu primeiro, as atividades iniciais dentro da piscina, que foram, Polo-Aquático de Charrete: atividade em times, cada time possui várias duplas, onde a primeira pessoa da dupla puxava e a segunda ficava sentada com a ajuda de espaguetes flutuadores, o objetivo era, a primeira pessoa era encarregada do deslocamento e de lutar pela posse da bola, a segunda pessoa, era encarregada de segurar a bola e efetuar arremessos ao gol, ao final o time que possui-se mais gols ganha. A segunda atividade inicial foi uma Corrida de Cooperação: onde os alunos foram dispostos em duas fileiras, e cada fileira possuía uma bola de polo aquático, com o objetivo de, passar a bola sempre por baixo das pernas do 1° e por cima da cabeça do 2° participante, até o final da fila, onde o último deveria nadar ou correr até o começo da fila, e iniciar a sequência de transferência da bola novamente. Ao término destas atividades foi realizada a atividade principal da aula, a quadrilha junina, onde existiram participações dentro e fora da piscina, com 2 quadrilhas sendo executadas simultaneamente, o locutor responsável foi o bolsista Gabriel Jorge, que deu as instruções a respeito das sequências da quadrilha, sempre, dando muita atenção a ambas as turmas, lembrando que possuíamos turmas fora e dentro da piscina executando a quadrilha. Ao final da execução da quadrilha foi realizada uma confraternização, onde alunos e equipe técnica do UniverCidade ConvidAtiva, foram responsáveis por trazerem comidas e bebidas típicas dessa data comemorativa. Com o final da confraternização a equipe técnica ficou responsável pela limpeza e adequação das dependências da piscina. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO Como realizamos uma ação recreativa e não uma pesquisa avaliativa, o resultado ficou a cargo da participação e feedback ativo e passivo dos alunos durante a aula e após as atividades, com comentários, elogios e críticas a respeito das atividades ofertadas, contudo, podemos afirmar que as atividades supriram a demanda recreativa esperada, e os comentários positivos e elogios foram maioria. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluiu-se que, com a prática de natação e hidroginástica voltada a recreação pode-se suprir demandas festivas para uma socialização e comemoração, principalmente em datas festivas como a festa junina. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMARAL, J. D. Jogos Cooperativos. 3a. ed. São Paulo: Phorte, 2004; BONACHELA V. Manual básico de hidroginástica. Rio de Janeiro: Sprint; 1994; BROTTO, F. JOGOS COOPERATIVOS – Se o importante é competir, fundamental é cooperar. Santos: Projeto Cooperação, 2002; CAMARGO, L. O. L. Educação para o Lazer. São Paulo, Moderna, 1998; CAMARGO, L. O. L. O que é lazer? São Paulo. Brasiliense, 1997; CAVALLARI, V. R. Trabalhando com Recreação– 4 ed. SP: ÍCONE, 2000; KRASEVEC J.A, GRIMES DC. Hidroginástica. São Paulo: Hemus; 1990; KRUEL L.F.M. Alterações fisiológicas e biomecânicas em indivíduos praticando exercícios de hidroginástica dentro e fora d’água [tese]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2000; KRUEL L.M.F, MORAES E.Z.C, ÁVILA A.O.V, SAMPEDRO RMF. Alterações fisiológicas e biomecânicas em indivíduos praticando exercícios de hidroginástica dentro e fora d’água. Rev Kinesis.2001; S:104-54; MARCELINO, N. C. Repertório de Atividades de Recreação e Lazer. Campinas. Papirus, 2000; MARIOTTI, F. A Recreação, o Jogo e os Jogos. Rio de Janeiro. Shape, 2004; ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989; RODRIGUES, L. G. C Recreação: Trabalho sério e divertido. São Paulo. Ícone, 2002; TEIXEIRA, C.S. Influência de diferentes superfícies e do calçado na força de reação do solo em exercícios de hidroginástica [monografia]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2006;

PALAVRAS-CHAVE

Recreação, Saúde física, Saúde Mental, Diversão.