AÇÃO RECREATIVA REALIZADA PELO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (UNIVERCIDADE CONVIDATIVA): RELATO DE EXPERIÊNCIA
1Leandro Marklin Ribeiro de Oliveira,2Vinícius Valeriano,3Eduardo Augusto Oliveira da Costa,4Edilson Davi Sena Miranda ,5Nally Maria Silva Almeida ,6Gabriel Jorge da Guia Queiroz,7Jhennifer Carolina de Almeida Alves ,8Letícia Rocha Ribeiro Silva ,9Ana Carolina Pinheiro Volp,10Elton Alves de Andrade ,11Sara Patrícia Lima Vilela ,12Marcus Vinicius Soares Barbosa das Neves,13Luiz Felipe Saff ,14Maria Amanda de Lima Almeida ,15Victor Hugo Amorim Lima 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9ORIENTADOR,10ORIENTADOR,11VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,12BOLSISTA DE EXTENSÃO,13BOLSISTA DE EXTENSÃO,14VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,15OUTROS leandrodarkterror@gmail.com
RESUMO
AÇÃO RECREATIVA REALIZADA PELO PROGRAMA DE EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA (UNIVERCIDADE CONVIDATIVA): RELATO DE EXPERIÊNCIA
Área temática: Recreação
Autores
(as): Leandro Marklin Ribeiro de Oliveira1, Vinícius Valeriano1, Eduardo Augusto Oliveira da Costa1, Edilson Davi Sena Miranda1, Nally Maria Silva Almeida1, Gabriel Jorge da Guia
Queiroz1, Jhennifer Carolina
de Almeida Alves1, Letícia
Rocha Ribeiro Silva1,
Michel Luiz Brito1, Victor
Hugo Amorim Lima2,
Sara Patrícia Lima Vilela3, Marcus Vinicius Soares Barbosa das Neves3, Luiz Felipe Saff3, Maria Amanda de Lima
Almeida3, Ana Carolina
Pinheiro Volp4.
Coordenador: MSc. Elton Alves de Andrade5.
Introdução: Entende-se por
recreação quaisquer combinações de atividades lúdicas e jogos, a fim de
promover uma sensação de diversão e bem-estar, sem a busca pela competição,
apenas pela participação. O Programa de extensão UniverCidade ConvidAtiva
vem há 20 anos propondo atividades multidisciplinares para melhoria da
qualidade de vida da população cuiabana. Essa ação de caráter recreativo vem na
busca de uma maior participação, envolvimento e relação interpessoal entre a comunidade interna e externa a
UFMT, criando assim, um ambiente mais agradável e sustentável as boas práticas
esportivas e de manutenção da saúde. Objetivo:
apresentar uma ação recreativa realizada pelo grupo do Programa UniverCidade
ConvidAtiva à população cuiabana, a fim de promover bem-estar, alegria
e diversão aos alunos. Metodologia: Foram
elaboradas e executadas atividades de caráter lúdico e recreativo para a
comemoração de uma festa típica regional, atividades voltadas a execução
coletiva e cooperativa. Resultados: A
aula contou com a participação de mais de 150 alunos (comunidade interna e externa), foi considerada um sucesso
pelos participantes e pela Coordenação do Programa, sendo muito elogiada
recebendo críticas positivas, com bastante participação e interação entre os
alunos e professores, ao final houve uma confraternização onde alunos e
professores expressaram suas opiniões sobre a aula recreativa. Considerações Finais: Ações como essa
favorecem uma maior interação e socialização entres professores e alunos do
programa de extensão, criando uma rede de conhecimento e compartilhamento de
boas práticas a saúde física e mental.
Palavras-chave: Recreação,
Saúde física, Saúde Mental, Diversão.
1Graduando em Educação Física da Universidade
Federal de Mato Grosso, leandro.marklin@gmail.com
2Pós-graduado em
Educação Física pela Faculdade AUM 3Graduando
em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso 4Dsc. Dr.ª em Nutrição da Universidade Federal de
Mato Grosso
5Téc. MSc. Elton Alves de Andrade,
Faculdade de Educação
Física, Universidade Federal de Mato Grosso, eltonalves65@hotmail.com
1.
INTRODUÇÃO
O Programa UniverCidade ConvidAtiva, vêm propor atividades
multidisciplinares para melhora
da qualidade de vida com o objetivo
de prevenir e auxiliar
no tratamento dos fatores de risco para saúde da comunidade interna e externa à UFMT. Com o passar dos tempos, os exercícios
físicos na água obtiveram grande importância, sendo praticados de diversas formas
até chegar a mais recente
atividade aquática, a hidroginástica. A hidroginástica pode ser considerada como uma atividade física
que contribui primeiramente para a melhoria da resistência cardiorrespiratória,
da resistência muscular localizada, da flexibilidade e composição corporal.
(KRASEVEC; GRIMES, 1990).
Trata-se de uma forma versátil de exercitar-se, sendo também um programa ideal de condicionamento físico no qual, além
dos exercícios aeróbicos, incluem-se exercícios que podem desenvolver
flexibilidade, força muscular e resistência em um mesmo programa.
A hidroginástica é constituída de
exercícios aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga e do empuxo como redutor do
impacto, o que permite a prática de um exercício, mesmo em intensidades altas, com diminuídos riscos de lesão. Além de propiciarem benefícios à forma física,
os exercícios realizados dentro
da água possuem ainda a vantagem de causar menor impacto nos membros
inferiores, facilitando a prática para aquelas pessoas que não podem suportar
o seu
próprio peso, ao realizarem um exercício terrestre, pois quando o corpo imerge a
água é deslocada e cria uma força de flutuação que retira a carga das articulações imersas.
Com envolvimento dos mais diversos
profissionais da Universidade Federal de Mato
Grosso, dentre eles: Educadores Físicos e Nutricionistas, trabalhando em prol
da qualificação dos alunos
dos mais diversos
cursos da área da saúde,
preparando-os não só para desempenharem suas atividades
enquanto monitores com qualidade e segurança, bem como, para a realidade do
mercado de trabalho. Por meio das intervenções
(físicas, psicossociais, educativas e de promoção da saúde em geral).
Buscando assim meios de prevenção e adesão da sociedade a prática esportiva e
bons costumes para promoção da saúde, foram criadas modalidades como,
Hidroginástica, Natação, Treinamento Funcional e Ritmos.
Neste contexto foi apresentada uma aula especial
como justificativa para comemoração de uma festa típica, a festa junina, que foi
executada através de uma “Hidro-Junina”, atividade de caráter recreativo e lúdico, com participação dos alunos
(comunidade interna e externa) dentro e fora da piscina do parque
aquático da UFMT, com o principal objetivo de gerar uma socialização e prática
proveitosa e prazerosa para todos os alunos e professores participantes dessa
ação recreativa.
2.
METODOLOGIA
A partir da demanda da criação dessa aula temática, a Hidro-Junina,
os alunos e professores começaram a elaboração da aula com a junção
de exercícios físicos,
quadrilha temática, e uma confraternização logo ao final. Foi realizada
divulgação via oral e aplicativos de comunicação como WhatsApp e Facebook e a
população alvo foi a (comunidade interna
e externa) a UFMT. Foram ofertadas atividades dentro da piscina,
enquanto a quadrilha junina era preparada para ter execuções tanto dentro como
fora da água na piscina. Para elaborar as atividades de exercícios físicos, foi
utilizada de muita criatividade e experiência de trabalho pelo bolsista Leandro
Marklin, que desenvolveu primeiro, as atividades iniciais dentro da piscina,
que foram, Polo-Aquático de
Charrete: atividade em times, cada time possui várias duplas, onde a primeira
pessoa da dupla puxava e a segunda ficava sentada com a ajuda de espaguetes
flutuadores, o objetivo era, a primeira pessoa era encarregada do deslocamento
e de lutar pela posse da bola, a segunda
pessoa, era encarregada de segurar a bola e efetuar arremessos ao gol, ao final o time que possui-se mais gols
ganha. A segunda atividade inicial foi uma Corrida de Cooperação: onde os
alunos foram dispostos em duas fileiras, e cada fileira possuía uma bola de polo aquático, com o objetivo
de, passar a bola sempre
por baixo das pernas
do 1° e por cima da cabeça do 2° participante, até o final da fila, onde o
último deveria nadar ou correr até o começo da fila, e iniciar a sequência de
transferência da bola novamente.
Ao término destas atividades foi realizada a atividade
principal da aula, a quadrilha junina, onde existiram participações dentro e
fora da piscina, com 2 quadrilhas
sendo executadas simultaneamente, o locutor responsável foi o bolsista Gabriel
Jorge, que deu as instruções a respeito das sequências da quadrilha, sempre,
dando muita atenção a
ambas as turmas,
lembrando que possuíamos turmas fora e dentro da piscina executando a quadrilha.
Ao final da execução da quadrilha foi realizada uma
confraternização, onde alunos e equipe técnica do UniverCidade ConvidAtiva,
foram responsáveis por trazerem comidas e bebidas típicas dessa data
comemorativa. Com o final da confraternização a equipe técnica ficou
responsável pela limpeza e adequação das dependências da piscina.
3.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Como realizamos uma ação recreativa e não uma pesquisa
avaliativa, o resultado ficou a cargo da participação e feedback ativo e passivo
dos alunos durante
a aula e após as
atividades, com comentários, elogios e críticas a respeito das atividades
ofertadas, contudo, podemos afirmar que as atividades supriram a demanda
recreativa esperada, e os comentários positivos e elogios foram maioria.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluiu-se que, com a prática de natação e
hidroginástica voltada a recreação pode-se suprir demandas festivas para uma
socialização e comemoração, principalmente em datas festivas como a festa
junina.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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J. D. Jogos Cooperativos.
3a. ed. São Paulo: Phorte, 2004;
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de Janeiro: Sprint; 1994; BROTTO, F. JOGOS COOPERATIVOS – Se o importante é
competir, fundamental é cooperar. Santos: Projeto Cooperação, 2002;
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L. O. L. Educação para o Lazer.
São Paulo, Moderna, 1998; CAMARGO, L. O. L. O que é lazer? São Paulo.
Brasiliense, 1997; CAVALLARI, V. R. Trabalhando com Recreação–
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J.A, GRIMES DC. Hidroginástica. São
Paulo: Hemus; 1990;
KRUEL
L.F.M. Alterações fisiológicas e
biomecânicas em indivíduos praticando exercícios de hidroginástica dentro e
fora d’água [tese]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria;
2000;
KRUEL L.M.F,
MORAES E.Z.C, ÁVILA A.O.V, SAMPEDRO RMF. Alterações
fisiológicas e biomecânicas em indivíduos praticando
exercícios de hidroginástica dentro e fora d’água. Rev
Kinesis.2001; S:104-54;
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N. C. Repertório de Atividades de Recreação e Lazer. Campinas. Papirus, 2000;
MARIOTTI,
F. A
Recreação, o Jogo e os Jogos. Rio de Janeiro.
Shape, 2004;
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T. Vencendo
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São Paulo: Círculo do Livro, 1989;
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L. G. C Recreação: Trabalho sério e divertido. São Paulo. Ícone, 2002;
TEIXEIRA, C.S. Influência
de diferentes superfícies e do calçado
na força de reação
do solo em exercícios de hidroginástica [monografia]. Santa Maria (RS): Universidade
Federal de Santa Maria; 2006;