Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

O PROCESSO DE TRABALHO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE ENSINO PELO TRABALHO (PET) - SAÚDE/ INTERPROFISSIONALIDADE: SUAS REPERCUSSÕES, DESAFIOS E EXPECTATIVAS.

1Katheryne Santos de Souza,2Ana Carolina Pinheiro Volp,3Larissa de Almeida Rezio,4Wellen Maria de Oliveira
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
katherynesantos.s@gmail.com

RESUMO

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação visam proporcionar às Instituições de Ensino Superior (IES) um direcionamento na implantação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Entretanto, a formação universitária ainda se mostra deficiente no campo da interdisciplinaridade e existe então, a necessidade de reorientação curricular entre os cursos de saúde. Destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial na Estratégia Saúde da Família, foi criado o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde e com o objetivo de mudanças curriculares alinhadas às DCN para todos os cursos de graduação na área da saúde, foi lançada a seleção para o PET – Saúde/Interprofissionalidade. Diante disso, buscamos relatar o processo de trabalho das atividades desenvolvidas neste programa, bem como, suas repercussões, desafios e expectativas. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no PET- Saúde/Interprofissionalidade. Concentraremos-nos nas reflexões referentes ao eixo “Processo de Trabalho”. As reflexões sobre esse  processo de Interprofissionalidade na formação acadêmica e na Unidade de Saúde foram contempladas em três âmbitos: fase inicial, imersão teórica e imersão em campo. O PET-Saúde Mental/ Interprofissionalidade, ainda em fase inicial, aponta para um novo formato de se desenvolver habilidades e competências dos acadêmicos da saúde.

PALAVRAS-CHAVE

PET-Saúde, interprofissionalidade, desafios, repercussões.