O PROCESSO DE TRABALHO DAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE ENSINO PELO TRABALHO (PET) - SAÚDE/
INTERPROFISSIONALIDADE: SUAS REPERCUSSÕES, DESAFIOS E EXPECTATIVAS.
1Katheryne Santos de Souza,2Ana Carolina Pinheiro Volp,3Larissa de Almeida Rezio,4Wellen Maria de Oliveira 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO katherynesantos.s@gmail.com
RESUMO
As
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação visam
proporcionar às Instituições de Ensino Superior (IES) um direcionamento na
implantação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Entretanto, a formação
universitária ainda se mostra deficiente no campo da interdisciplinaridade e
existe então, a necessidade de reorientação curricular entre os cursos de
saúde. Destinado a fomentar grupos de aprendizagem
tutorial na Estratégia Saúde da Família, foi criado o Programa de Educação pelo
Trabalho para a Saúde - PET-Saúde e com
o objetivo de mudanças curriculares alinhadas às DCN para todos os cursos de
graduação na área da saúde, foi lançada a seleção para o PET – Saúde/Interprofissionalidade. Diante disso,
buscamos relatar
o processo de trabalho das atividades desenvolvidas neste programa, bem como,
suas repercussões, desafios e expectativas. Trata-se de um estudo descritivo do
tipo relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no PET- Saúde/Interprofissionalidade.
Concentraremos-nos nas reflexões referentes ao eixo “Processo de Trabalho”. As reflexões
sobre esse processo de
Interprofissionalidade na formação acadêmica e na Unidade de Saúde foram
contempladas em três âmbitos: fase inicial, imersão teórica e imersão em campo.
O PET-Saúde Mental/ Interprofissionalidade, ainda em fase inicial, aponta para um novo
formato de se desenvolver habilidades e competências dos acadêmicos da saúde.