Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES NO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UFMT

1Wellen Maria de Oliveira,2Gleyce Kelli Gomes Martins da Silva,3Aída Couto Dinucci Bezerra,4Thamara Rosa de Souza
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
wellenmoliveira@gmail.com

RESUMO

A Universidade Pública tem um importante papel na geração e difusão de conhecimentos, qualificando a formação acadêmica por várias ações: monitorias e estágios; iniciação científica; ações extensionistas; estudos complementares e cursos realizados em áreas afins. Apesar disso, a incidência de discentes que não participam de atividades extra salas cresceu nos últimos anos no curso de Nutrição da UFMT. Isso interfere diretamente no rendimento acadêmico dos discentes e na conclusão das atividades complementares exigidas pelo curso para obtenção do diploma. Este trabalho tem por objetivo apresentar experiências vividas no projeto de extensão HORA+, como alternativa de aprimoramento para estudantes da graduação. A realização do projeto se deu por meio de 05 ações: planejamento, execução de 03 palestras e avaliação para relatório, nos anos de 2018 e 2019/1. Os temas selecionados visaram o aprofundamento de conteúdos teórico-práticos que, devido às limitações de carga horária, foram explorados superficialmente nos componentes disciplinares da grade curricular. Excluindo os 10 membros da equipe organizadora, as 03 palestras totalizaram um público de 236 participantes, entre alunos de graduação e profissionais internos e externos a UFMT, maior que o previsto inicialmente no projeto. Contou com a participação de 06 profissionais de diferentes áreas da saúde, fazendo com que a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade estivessem presentes, independente do tema. Com a participação no projeto, os 08 alunos da equipe de organização puderam adquirir e aprofundar conhecimentos, bem como, desenvolver as competências e habilidades gerais do nutricionista, preconizadas na Resolução CNE 05 de novembro de 2001, sendo elas: Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e Gerenciamento e Educação Permanente. A aquisição de competências e habilidades gerais para a formação do nutricionista foi o diferencial inovador na qualidade da formação acadêmica dos alunos envolvidos no projeto, proporcionando vivências próprias das atividades realizadas extra sala de aula. 

PALAVRAS-CHAVE

projeto de extensão, nutrição, formação acadêmica.