CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
DE ESTUDANTES NO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UFMT
1Wellen Maria de Oliveira,2Gleyce Kelli Gomes Martins da Silva,3Aída Couto Dinucci Bezerra,4Thamara Rosa de Souza 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO wellenmoliveira@gmail.com
RESUMO
A Universidade Pública
tem um importante papel na geração e difusão de
conhecimentos, qualificando a formação acadêmica por várias
ações: monitorias e estágios; iniciação científica; ações extensionistas;
estudos complementares e cursos realizados em áreas afins. Apesar disso, a
incidência de discentes que não participam de
atividades extra salas cresceu nos últimos anos no curso de Nutrição da
UFMT. Isso interfere diretamente no rendimento acadêmico dos discentes e
na conclusão das atividades complementares exigidas pelo curso para obtenção do
diploma. Este trabalho tem por objetivo apresentar experiências vividas
no projeto de extensão HORA+, como alternativa de aprimoramento para estudantes
da graduação. A realização do projeto se deu por meio de 05 ações:
planejamento, execução de 03 palestras e avaliação para relatório, nos anos de
2018 e 2019/1. Os temas selecionados visaram o aprofundamento de conteúdos
teórico-práticos que, devido às limitações de carga horária, foram explorados
superficialmente nos componentes disciplinares da grade curricular. Excluindo
os 10 membros da equipe organizadora, as 03 palestras totalizaram um público de
236 participantes, entre alunos de graduação e profissionais internos e
externos a UFMT, maior que o previsto inicialmente no projeto. Contou com a participação de 06 profissionais de diferentes
áreas da saúde, fazendo com que a interdisciplinaridade e a
multiprofissionalidade estivessem presentes, independente do tema. Com a
participação no projeto, os 08 alunos da equipe de organização puderam adquirir
e aprofundar conhecimentos, bem como, desenvolver as competências e habilidades
gerais do nutricionista, preconizadas na Resolução CNE 05 de novembro de
2001, sendo elas: Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e
Gerenciamento e Educação Permanente. A aquisição de competências e habilidades
gerais para a formação do nutricionista foi o diferencial inovador na qualidade
da formação acadêmica dos alunos envolvidos no projeto, proporcionando
vivências próprias das atividades realizadas extra sala de aula. 
PALAVRAS-CHAVE
projeto de extensão, nutrição, formação acadêmica.