Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

PET- INTERPROFISSIONALIDADE/ SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Luanne Marcelle Vaz Figueiredo,2Larissa de Almeida Rezio ,3Ana Carolina Volp
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR
luannemarcelly@gmail.com

RESUMO

<b> RESUMO:</b> <b>Introdução:</b> O PET-SAÚDE (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) Interprofissionalidade, visando a uma maior integração entre os acadêmicos, os serviços de saúde e a comunidade, oferece aos alunos a oportunidade de inserção nos locais de atendimento à saúde, tornando-os assim conhecedores da realidade da saúde pública e da atuação profissional. Dessa forma, além da formação acadêmica ser pautada para atuar de modo interprofisisonal aptos a realizar um atendimento integral e humanizado à população, este PET também tem o propósito de intervenções/transformações no serviço e nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). <b>Objetivo: </b>O Objetivo deste trabalho é relatar a experiência enquanto integrante do PET Saúde Interprofissionalidade/Saúde Mental e enfatizar a necessidade da educação interprofissional na formação acadêmica. <b>Metodologia: </b>Descrição e análise da experiência vivenciada, no período de dezembro de 2018 a agosto de 2019, por uma graduanda do curso de Enfermagem como integrante do PET- Interprofissionalidade/Saúde Mental.<b> Resultados: </b>O PET-Interprofisisonalidade/Saúde Mental busca pensar o cuidado interprofisisonal em saúde mental não só de modo articulado nos PPP e na Rede de Atenção Psicossocial, envolvendo diversos dispositivos e serviços, como também, um trabalho articulado, integrado, colaborativo, ou seja, atendendo a interprofisisonalidade, a medida em que o cuidado é realizado não só por diversos profissionais, mas diversos profissionais que estejam integrados numa prática colaborativa. <b>Considerações finais:</b> Fica evidente a importância dessas iniciativas, como a do PET, para abordar e viabilizar ações interprofissionais na academia e para que assim, tenha início há uma reflexão a respeito da prática da educação interprofissional, atendo a necessidade de mudança curricular, articulando ensino-serviço, e ensino-pesquisa-extensão. &nbsp;

PALAVRAS-CHAVE

educação interprofissional, estudantes, saúde mental.