PET-
INTERPROFISSIONALIDADE/ SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
1Luanne Marcelle Vaz Figueiredo,2Larissa de Almeida Rezio ,3Ana Carolina Volp 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3ORIENTADOR luannemarcelly@gmail.com
RESUMO
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RESUMO:</b> <b>Introdução:</b>
O PET-SAÚDE (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde)
Interprofissionalidade, visando a uma maior integração entre os acadêmicos, os
serviços de saúde e a comunidade, oferece aos alunos a oportunidade de inserção
nos locais de atendimento à saúde, tornando-os assim conhecedores da realidade
da saúde pública e da atuação profissional. Dessa forma, além da formação acadêmica
ser pautada para atuar de modo interprofisisonal aptos a realizar um
atendimento integral e humanizado à população, este PET também tem o propósito
de intervenções/transformações no serviço e nos Projetos Políticos Pedagógicos
(PPP). <b>Objetivo: </b>O Objetivo deste
trabalho é relatar a experiência enquanto integrante do PET Saúde Interprofissionalidade/Saúde
Mental e enfatizar a necessidade da educação interprofissional na formação
acadêmica. <b>Metodologia: </b>Descrição e
análise da experiência vivenciada, no período de dezembro de 2018 a agosto de
2019, por uma graduanda do curso de Enfermagem como integrante do PET- Interprofissionalidade/Saúde
Mental.<b> Resultados: </b>O PET-Interprofisisonalidade/Saúde
Mental busca pensar o cuidado interprofisisonal em saúde mental não só de modo
articulado nos PPP e na Rede de Atenção Psicossocial, envolvendo diversos
dispositivos e serviços, como também, um trabalho articulado, integrado,
colaborativo, ou seja, atendendo a interprofisisonalidade, a medida em que o
cuidado é realizado não só por diversos profissionais, mas diversos
profissionais que estejam integrados numa prática colaborativa. <b>Considerações finais:</b> Fica evidente a
importância dessas iniciativas, como a do PET, para abordar e viabilizar ações
interprofissionais na academia e para que assim, tenha início há uma reflexão a
respeito da prática da educação interprofissional, atendo a necessidade de
mudança curricular, articulando ensino-serviço, e ensino-pesquisa-extensão.