Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

ELABORAÇÃO    DE   MATERIAL TEÓRICO-PRÁTICO E DIDÁTICO PARA   ASSISTÊNCIA  NUTRICIONAL  DO  PACIENTE   HOSPITALIZADO

1HADASSA HILLARY NOVAES PEREIRA RODRIGUES,2Letícia Sayuri Adama Costa
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2MESTRANDO
hadassanovaes16@gmail.com

RESUMO

A disciplina Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso apresenta em seu conteúdo programático o trabalho prático de acompanhamento nutricional e prescrição dietoterápica de indivíduos hospitalizados. O atendimento a estes pacientes requer dos alunos a avaliação nutricional subjetiva e objetiva (dietética, antropométrica, clínica e bioquímica), além da elaboração de planos alimentares específicos e orientações nutricionais individualizadas. Com a proposta de aprimorar a qualidade de ensino, foi elaborado um material didático teórico e prático, para ser utilizado na disciplina Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica. Tal material foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas sobre o tema em livros, artigos científicos e sites especializados, sendo que que posteriormente, os materiais mais clássicos e relevantes do assunto foram sumarizados, para serem consultados pelos alunos, estagiários e residentes em sua prática clínica. Os materiais elaborados incluem fichas de orientação e referências em nutrição clínica contidas em caderno didático, com as recomendações dietéticas para diferentes patologias no paciente crítico hospitalizado. O caderno didático está em trâmite para publicação, e em breve será disponibilizado na biblioteca de saúde do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) para uso contínuo dos estudantes de Nutrição. A realização deste projeto contribuiu para integrar o conteúdo teórico do curso com as atividades práticas de estágio, além de auxiliar no atendimento do paciente hospitalizado.

PALAVRAS-CHAVE

Caderno didático, Nutrição Clínica, Paciente Hospitalizado