O USO DE
METODOLOGIA ATIVA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DAS POLÍTICAS
PÚBLICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL POR ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UM RELATO
DE EXPERIÊNCIA
1LUCAS SILVA DIAS,2Patrícia Cristina Gibbert,3Wellen Maria de Oliveira,4Ana Carolina Pinheiro Volp,5Larissa de Almeida Rezio,6Willians Blank 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR,5ORIENTADOR,6ORIENTADOR lucas.dias.med@hotmail.com
RESUMO
Introdução: A Luta
Antimanicomial enquanto movimento social integrado à Reforma Psiquiátrica é um
movimento que além de buscar a substituição dos hospitais psiquiátrico por
serviços inclusivos, de base territorial, pautado na Atenção Psicossocial, tem
como finalidade a luta diária por direitos das pessoas em sofrimento mental,
buscando, para tanto, a revisão de práticas do cotidiano e formação em serviço.
Diante da necessidade de entender o complexo processo de conquista e de dar
historicidade aos principais marcos desse movimento, os alunos do PET-
Interprofissionalidade / Saúde Mental fizeram um estudo sobre o tema por meio
do uso de metodologias ativas. Objetivo: Evidenciar a eficiência das metodologias
ativas para desenvolver a criticidade dos alunos do grupo Saúde Mental, de modo
a permitir a formação de opiniões sobre o tema por meio da ampla compreensão do
Movimento Antimanicomial. Metodologia: Foi utilizada a metodologia da
problematização adaptada para guiar o processo de aprendizagem e um questionário
eletrônico para avaliar a percepção dos alunos, pertencentes a diversos cursos
da área da saúde, sobre o método proposto de ensino-aprendizagem e sobre o
aproveitamento da atividade. Resultados e Discussão: 90% (noventa por cento)
dos alunos consideraram a atividade de extrema importância para a compressão
desse movimento social e, ao auto-avaliarem-se, consideraram que, em média, o
aproveitamento global da atividade foi superior a 70% (setenta por cento).
Considerações Finais: A experiência do PET-Interprofissionalidade / Saúde
Mental com a aplicação de metodologias ativas para a compreensão de processos
sociais e históricos demonstrou a eficácia dessa didática para o
desenvolvimento crítico, teórico e pessoal dos envolvidos.