Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

O USO DE METODOLOGIA ATIVA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL POR ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

1LUCAS SILVA DIAS,2Patrícia Cristina Gibbert,3Wellen Maria de Oliveira,4Ana Carolina Pinheiro Volp,5Larissa de Almeida Rezio,6Willians Blank
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR,5ORIENTADOR,6ORIENTADOR
lucas.dias.med@hotmail.com

RESUMO

Introdução: A Luta Antimanicomial enquanto movimento social integrado à Reforma Psiquiátrica é um movimento que além de buscar a substituição dos hospitais psiquiátrico por serviços inclusivos, de base territorial, pautado na Atenção Psicossocial, tem como finalidade a luta diária por direitos das pessoas em sofrimento mental, buscando, para tanto, a revisão de práticas do cotidiano e formação em serviço. Diante da necessidade de entender o complexo processo de conquista e de dar historicidade aos principais marcos desse movimento, os alunos do PET- Interprofissionalidade / Saúde Mental fizeram um estudo sobre o tema por meio do uso de metodologias ativas. Objetivo: Evidenciar a eficiência das metodologias ativas para desenvolver a criticidade dos alunos do grupo Saúde Mental, de modo a permitir a formação de opiniões sobre o tema por meio da ampla compreensão do Movimento Antimanicomial. Metodologia: Foi utilizada a metodologia da problematização adaptada para guiar o processo de aprendizagem e um questionário eletrônico para avaliar a percepção dos alunos, pertencentes a diversos cursos da área da saúde, sobre o método proposto de ensino-aprendizagem e sobre o aproveitamento da atividade. Resultados e Discussão: 90% (noventa por cento) dos alunos consideraram a atividade de extrema importância para a compressão desse movimento social e, ao auto-avaliarem-se, consideraram que, em média, o aproveitamento global da atividade foi superior a 70% (setenta por cento). Considerações Finais: A experiência do PET-Interprofissionalidade / Saúde Mental com a aplicação de metodologias ativas para a compreensão de processos sociais e históricos demonstrou a eficácia dessa didática para o desenvolvimento crítico, teórico e pessoal dos envolvidos.  

PALAVRAS-CHAVE

Educação, Metodologia Ativa, Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica.