Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

Exposição do curso engenharia de minas e do projeto educação e geociências no colégio Maxi

1Agatha Rye Mogami,2Gustavo Silva Marques
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
agatha.rye@hotmail.com

RESUMO

O dia a dia do ser humano está intrinsecamente ligada ao consumo de recursos minerais, estando presentes no conforto, mobilidade, tecnologia, emprego,alimentação, economia, etc. Dessa forma,é importante que os conteúdos, praticas,técnicas, legislação e potencial da atividade de mineração seja propagada, contribuindo com a errônea descriminação da atividade. Desde o ano 2000 ao demanda por recursos minerais vem aumentando, tendo um pico econômico em 2008. Segundo o Instituto brasileiro da Mineração (IBRAM), no ano de 2015 a atividade de mineração representou 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Portanto, faz-se necessário a conscientização social das principais características inerente da atividade de mineração,tais como rigidez locacional, caráter não renovável, interferência ambiental e importância no desenvolvimento urbano regional. O projeto Educação e Geociência tem como intuito a divulgação e conscientização mostrando de forma simples e direta a relevância do ensino e aprendizagem ligados à área da geociências, sendo esta subsidio técnico e teórico para o desenvolvimento da atividade de mineração. Com a exposição de amostras, banners, folhetos, bem como instruções, questionários e ensinamentos apresentamos à comunidade acadêmica do Colégio Maxi os principais aspectos da atividade de mineração.

PALAVRAS-CHAVE

Geociências; mineração; racionalização;