Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

REPERCUSSÕES DA MONITORIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL PERCEBIDAS PELAS MONITORAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Leidiely Gomes Moraes,2Ranaia Luma Vitalino da Silva,3Larissa de Almeida Rezio
1MONITOR,2MONITOR,3ORIENTADOR
leidielymoraes@gmail.com

RESUMO

A disciplina de Enfermagem em Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso buscando possibilitar maior envolvimento discente com a disciplina, assim como, promover melhoria na qualidade de ensino da graduação, articulando teoria e prática na produção do conhecimento, implantou o espaço de monitoria, em que os discentes são acompanhados por duas monitoras ex-alunas da disciplina. Justifica-se a necessidade de se produzir sobre a monitoria acadêmica, considerando as boas repercussões no ensino, além, de propiciar valorização no meio universitário. Objetivo: relatar as repercussões percebidas por monitoras no desenvolvimento de suas atividades. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca das percepções das monitoras referentes aos impactos resultantes das atividades de monitoria. Resultados e Discussão: Percebemos repercussões teóricas, no que se refere à fixação de conhecimentos; práticas, relacionadas à preparação prévia dos graduandos e compartilhamento de experiências; e repercussões às monitoras, concernentes ao preparo para as relações interpessoais, o estímulo à busca por aprendizagem e ao aperfeiçoamento para o ensino. Considerações Finais: A monitoria acadêmica representa uma importante ferramenta para qualificação do ensino, com ganhos bilaterais.

PALAVRAS-CHAVE

Saúde Mental, Universidades, Ensino.