Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

  PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS EM RELATO

1Cintia Elen Arantes da Silva,2Lindinalva Zagoto Fernandes
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR
cintiacbanp@gmail.com

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo expor experiências de práticas de ensino adquiridas durante o período 2019/1 no curso de extensão em Leitura e Produção de Textos, que ocorre às quintas-feiras, das 19 às 21 horas, no bloco didático do Instituto de Linguagens. Para tanto, serão considerados os conteúdos ministrados no curso, o perfil do público atendido, a recepção dos alunos em relação aos temas das aulas, atividades desenvolvidas e os modos de avaliação utilizados durante o período. Nesse sentido, os resultados alcançados serão considerados em sua dimensão qualitativa, uma vez que envolvem metodologias utilizadas pela bolsista, ainda aluna de Letras, e produções escritas iniciais, bem como o aperfeiçoamento de aspectos da escrita dos alunos e de gêneros discursivos orais, como o debate. Dessa forma, foi possível perceber considerável desenvolvimento da forma de expressão formal dos alunos, tanto no que se refere à redação de textos dissertativos-argumentativos quanto à capacidade de argumentação, interpelação, leitura e interpretação de textos.

PALAVRAS-CHAVE

Metodologia, leitura, escrita, gênero dissertativo-argumentativo.