Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

PROGRAMA DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA A UFMT 

1LEIDIANY DOS SANTOS NUNES,2Luiz Carlos Costa Bezerra,3Maria Aparecida Silva Campos,4Gleydnara de Carvalho França Grasel,5Jeise Letícia Ferreira da Silva
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2OUTROS,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS
leidysantosnunes@gmail.com

RESUMO

Considerando o estágio não-obrigatório como importante instrumento para o funcionamento das instituições e também como uma oportunidade de inserção dos estudantes de graduação e/ou ensino médio no mundo do trabalho, entendendo seu caráter formativo e viabilizador de aprendizagens técnicas e pessoais, o objetivo do projeto é o mapeamento e desenvolvimento de competências para atuação e crescimento profissional dos estagiários, independente da área de formação, indo, portanto, além do mero cumprimento da legislação disponível. Para tanto, é necessário a melhoria do processo de gestão do estágio tornando-o mais eficiente, transparente e ágil, visando ao melhor aproveitamento pessoal e profissional dos estudantes selecionados. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das ações contou com a participação de estudantes do curso de Psicologia da UFMT, inseridos no Estágio Básico de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizando pesquisa de campo juntamente com os estagiários e supervisores de estágio por meio de entrevistas semiestruturadas, iniciando o levantamento das competências básicas para desempenho do estágio. Recorreu-se ainda a consultas de referenciais bibliográficos da área, acompanhamento do cotidiano de trabalho do setor responsável pelo gerenciamento do estágio, além de reuniões de planejamento e discussão das demandas identificadas. Os resultados parciais englobam: conversão dos documentos físicos para arquivos digitais via Sistema Eletrônico de Informações; mapeamento das competências básicas para o desenvolvimento do estágio, a fim de subsidiar a seleção e avaliação de desempenho; criação dos formulários de avaliação de desempenho por competências e relatório de atividades; planejamento do processo de seleção dos estagiários por competências e a estruturação dos modelos de integração: presencial e EAD. Quanto aos resultados a serem alcançados têm-se: construção de um sistema de devolutiva dos resultados da avaliação de desempenho; delineamento de plano de capacitação para os estagiários baseado nas necessidades levantadas nas avaliações e elaboração de cartilhas informativas destinadas a estagiários e supervisores.

PALAVRAS-CHAVE

Estágio Não-Obrigatório, Projeto de Extensão, Programa de Estágio, Competências