1LEIDIANY DOS SANTOS NUNES,2Luiz Carlos Costa Bezerra,3Maria Aparecida Silva Campos,4Gleydnara de Carvalho França Grasel,5Jeise Letícia Ferreira da Silva 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2OUTROS,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS leidysantosnunes@gmail.com
RESUMO
Considerando o estágio não-obrigatório como importante instrumento para o
funcionamento das instituições e também como uma oportunidade de inserção dos estudantes
de graduação e/ou ensino médio no mundo do trabalho, entendendo seu caráter formativo e
viabilizador de aprendizagens técnicas e pessoais, o objetivo do projeto é o mapeamento e
desenvolvimento de competências para atuação e crescimento profissional dos estagiários,
independente da área de formação, indo, portanto, além do mero cumprimento da legislação
disponível. Para tanto, é necessário a melhoria do processo de gestão do estágio tornando-o
mais eficiente, transparente e ágil, visando ao melhor aproveitamento pessoal e profissional
dos estudantes selecionados. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das ações
contou com a participação de estudantes do curso de Psicologia da UFMT, inseridos no
Estágio Básico de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizando pesquisa de campo
juntamente com os estagiários e supervisores de estágio por meio de entrevistas semiestruturadas, iniciando o levantamento das competências básicas para desempenho do
estágio. Recorreu-se ainda a consultas de referenciais bibliográficos da área,
acompanhamento do cotidiano de trabalho do setor responsável pelo gerenciamento do
estágio, além de reuniões de planejamento e discussão das demandas identificadas. Os
resultados parciais englobam: conversão dos documentos físicos para arquivos digitais via
Sistema Eletrônico de Informações; mapeamento das competências básicas para o
desenvolvimento do estágio, a fim de subsidiar a seleção e avaliação de desempenho; criação
dos formulários de avaliação de desempenho por competências e relatório de atividades;
planejamento do processo de seleção dos estagiários por competências e a estruturação dos
modelos de integração: presencial e EAD. Quanto aos resultados a serem alcançados têm-se:
construção de um sistema de devolutiva dos resultados da avaliação de desempenho;
delineamento de plano de capacitação para os estagiários baseado nas necessidades
levantadas nas avaliações e elaboração de cartilhas informativas destinadas a estagiários e
supervisores.
PALAVRAS-CHAVE
Estágio Não-Obrigatório, Projeto de Extensão, Programa de Estágio, Competências