Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

PET SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE  SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:  RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Caroline Lima Fonseca,2Larissa de Almeida Costa ,3Amanda Paganini Lourencini,4Marcos Douglas Marques Rodrigues ,5Elizabeth Moraes de Silva ,6Érica Tanise Alves dos Santos ,7Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas ,8Marcus Vinícius Mizoguchi
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ORIENTADOR,8ORIENTADOR
carolinefonseca99@gmail.com

RESUMO

Introdução: Na busca de mudanças no cenário da formação profissional em saúde, a educação interprofissional se torna foco central do PET Saúde com objetivo de promover mudanças nas diretrizes curriculares nacionais a fim de promover um desenvolvimento colaborativo em saúde. O programa desenvolvido na Universidade Federal do Mato Grosso estabeleceu grupos de trabalhos tutoriais específicos, dentre eles: Saúde da Criança e do Adolescente. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pelos alunos no PET Saúde Interprofissionalidade: Saúde da Criança e do Adolescente. Metodologia: O projeto é composto por 15 integrantes, entre eles, tutores, discentes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Medicina e Serviço Social da Universidade Federal do Mato Grosso, preceptores das unidades básicas de saúde Jardim União e Florianópolis e a Secretaria de Saúde. Para desenvolver as atividades, foi adotado a metodologia da problematização através do Arco de Maguerez. Dentre as atividades desenvolvidas, houve debates em grupo sobre educação interprofissional (EIP) e o conceito de interprofissionalidade; análise crítica dos projetos políticos pedagógicos dos cursos da área de saúde e visitas nas unidades de saúde para observação da realidade. Resultados: Constatou-se o potencial da EIP na superação da fragmentação nos serviços de saúde e diminuição dos estereótipos, visto o desenvolvimento de trabalho em equipe de maneira colaborativa. Além disso, destaca-se a relevância da interprofissionalidade na assistência à saúde da criança e do adolescente, garantindo a integralidade do cuidado. Considerações finais: Conclui-se que as atividades do PET-Saúde Interprofissionalidade: Saúde da Criança e do Adolescente proporcionaram aos discentes uma visão inovadora do conceito de EIP e também quanto a possibilidade de mudanças na realidade da formação profissional em saúde e, consequentemente, em seus serviços, a partir de uma prática colaborativa.

PALAVRAS-CHAVE

Educação interprofissional, Relações interprofissionais, Formação profissional em saúde.