PET SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
1Caroline Lima Fonseca,2Larissa de Almeida Costa ,3Amanda Paganini Lourencini,4Marcos Douglas Marques Rodrigues ,5Elizabeth Moraes de Silva ,6Érica Tanise Alves dos Santos ,7Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas ,8Marcus Vinícius Mizoguchi 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ORIENTADOR,8ORIENTADOR carolinefonseca99@gmail.com
RESUMO
Introdução: Na busca de mudanças no cenário da
formação profissional em saúde, a educação interprofissional se torna foco
central do PET Saúde com objetivo de promover mudanças nas diretrizes
curriculares nacionais a fim de promover um desenvolvimento colaborativo em saúde.
O programa desenvolvido na Universidade Federal do Mato Grosso estabeleceu
grupos de trabalhos tutoriais específicos, dentre eles: Saúde da Criança e do
Adolescente. Objetivo: Relatar as
experiências vivenciadas pelos alunos no PET Saúde Interprofissionalidade:
Saúde da Criança e do Adolescente. Metodologia:
O projeto é composto por 15 integrantes, entre eles, tutores, discentes dos
cursos de Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Medicina e Serviço
Social da Universidade Federal do Mato Grosso, preceptores das unidades básicas
de saúde Jardim União e Florianópolis e a Secretaria de Saúde. Para desenvolver
as atividades, foi adotado a metodologia da problematização através do Arco de
Maguerez. Dentre as atividades desenvolvidas, houve debates em grupo sobre
educação interprofissional (EIP) e o conceito de interprofissionalidade;
análise crítica dos projetos políticos pedagógicos dos cursos da área de saúde
e visitas nas unidades de saúde para observação da realidade. Resultados:
Constatou-se o potencial da EIP na superação da fragmentação nos serviços
de saúde e diminuição dos estereótipos, visto o desenvolvimento de trabalho em
equipe de maneira colaborativa. Além disso, destaca-se a relevância da
interprofissionalidade na assistência à saúde da criança e do adolescente,
garantindo a integralidade do cuidado. Considerações
finais: Conclui-se que as atividades do PET-Saúde Interprofissionalidade:
Saúde da Criança e do Adolescente proporcionaram aos discentes uma visão
inovadora do conceito de EIP e também quanto a possibilidade de mudanças na
realidade da formação profissional em saúde e, consequentemente, em seus
serviços, a partir de uma prática colaborativa.
PALAVRAS-CHAVE
Educação interprofissional, Relações interprofissionais, Formação profissional em saúde.