1Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu,2Oliver Yatsugafu,3Caroline Kelli de Souza Nardes,4Jhonnisvan da Cruz Campos,5Carlos André Nunes Soares,6Gleciane de Oliveira Freitas,7Allan Jordam de Souza Pereira,8Dayckson Linconl Viana Lima,9Bárbara Holanda,10Stella Gasparetto,11Luciana Miranda,12Robson da Silva,13Gustavo Herrero,14Emanuel Erasmo Maciel da Silva,15Greicemara Oliveira,16José Luiz Félix 1ORIENTADOR,2ORIENTADOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8BOLSISTA DE EXTENSÃO,9BOLSISTA DE EXTENSÃO,10BOLSISTA DE EXTENSÃO,11BOLSISTA DE EXTENSÃO,12BOLSISTA DE EXTENSÃO,13BOLSISTA DE EXTENSÃO,14VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,15VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,16VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO rubia.naspolini@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho trata das práticas pedagógicas criadas nas aulas coletivas de instrumento chamadas de “grupões” do programa de extensão UFMT com a Corda Toda, desenvolvido pelo Departamento de Artes, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Vivência (Procev), da Universidade Federal de Mato Grosso. Estas aulas são desenvolvidas semanalmente para os estudantes que têm aulas de música e aprendem a tocar violino, viola, violoncelo, violão e flauta doce nos projetos José Leite com a Corda Toda (em Várzea Grande) e no campus da UFMT (em Cuiabá). A metodologia desenvolvida pelo e no programa, aqui chamada de “Estrelinhas cuiabanas”, articula não apenas os livros iniciais do Método Suzuki e o repertório tradicional dos instrumentos, mas também as contribuições técnicas e artísticas e as vivências dos educadores (bolsistas e professores) e dos estudantes do programa. Os resultados de pouco mais de três anos de trabalho indicam que as aulas de “grupão” assumem grande importância na formação musical dos estudantes.
PALAVRAS-CHAVE
Extensão universitária, UFMT com a Corda Toda, Formação de professores de música, Pedagogia.