Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

RELATO DE EXPERIÊNCIA: MAPEANDO OS SABERES DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO DISTRITO DE NOSSA SENHORA DA GUIA-MT

1Isabela Fernandes Zanardo,2Ana Carla da S. Ferreira,3Victor Homero Barbosa ,4Daniel Henrique Rodrigues Perdigão
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
isazanardo95@gmail.com

RESUMO

Existe uma grande sociodivercidade entre as comunidades tradicionais. Seus saberes são reconhecidos como patrimônio social. Muitas técnicas tradicionais, dentre elas, o uso curativo com plantas são utilizadas há gerações e mostram-se eficazes em diversas situações. Atualmente busca-se reconhecer e preservar suas práticas, a fim de apreender e contribuir no resgate e uso correto desses saberes. E também entender o papel das comunidades tradicionais no auxílio de preservação da cultura e biodiversidade nativa. Entretanto, existe ainda um “isolamento” do Estado em prover o acesso às políticas públicas e a cidadania plena dessas comunidades tradicionais, e no resguardar de seus direitos. Na perspectiva de relacionar as formulações conceituais acadêmicas com métodos e práticas sociais, empregada por essas comunidades, o presente estudo objetivou mapear os saberes e práticas de comunidades tradicionais - residentes no Distrito de Nossa Senhora da Guia/ Cuiabá/MT – no atendimento de necessidades de saúde. Partindo das observações das visitas e de dados coletados em entrevistas realizadas com moradores, identificou-se que as práticas mais citadas são: o uso de plantas medicinais e a benzeção. Foi possível também perceber a importância dessas práticas para a população residente no distrito e regiões circunvizinhas. Ainda que percebida com certo preconceitos o reconhecimento da efetividade dessas práticas se confirma à medida que se tem a preocupação de repassar a diante esses conhecimentos. Conclui-se que na prática profissional em saúde é necessário considerar a existência dessas práticas presentes em comunidades tradicionais, desmistificando preconceitos e reconhecendo a sua importância para população.

PALAVRAS-CHAVE

Mapeamento, Comunidades tradicionais, Conhecimento