TREINAMENTO E ATIVIDADES PRÁTICAS DE ESTUDANTES
DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE CAPACITAÇÃO COM O TEMA
BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
1MAYARA XAVIER DOS SANTOS,2Joyce Cruz,3Maria Thainara Gomes da Silva,4Nayara dos Santos Ferreira,5Stephanie de Aquino Silva,6Andrea Pissatto Peres,7Cristiane Slusarski,8Emanuele Batistela dos Santos 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6ORIENTADOR,7ORIENTADOR,8ORIENTADOR mayara.xaviers@hotmail.com
RESUMO
Introdução: Com a adoção de boas
práticas dentro dos serviços de alimentação obtém-se uma melhoria na
qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e minimização dos riscos de surtos
de doenças transmitidas por alimentos.
Objetivo: Relatar as atividades práticas realizadas durante a etapa de
planejamento do curso de capacitação em boas práticas para a produção segura de
alimentos. Metodologia: Trata-se de
um relato de experiência das atividades práticas que foram desenvolvidas durante
o período de planejamento do curso de capacitação em boas práticas do Projeto
de Extensão “Educação em Saúde: Capacitação de Manipuladores em Boas Práticas
para a Produção Segura de Alimentos” desenvolvido na Faculdade de Nutrição da Universidade
Federal de Mato Grosso. O planejamento do curso ocorreu entre os meses
de maio e agosto de 2019, sendo realizados grupos de estudo, treinamento dos
estudantes para ministrar as capacitações e desenvolvimento de três atividades
práticas, visando trazer aos estudantes o conhecimento da realidade de execução
de alguns requisitos previstos na legislação sanitária. Resultados: As atividades
práticas ocorreram junto à Vigilância Sanitária do município de Cuiabá, uma
empresa especializada em serviços de controle integrado de vetores e pragas
urbanas e outra especializada em higienização em serviços de alimentação. O
treinamento realizado em ambiente acadêmico e as atividades práticas foram
importantes para a construção do conhecimento técnico dos discentes e esta
vivência contribuiu para fomentar as competências e habilidades gerais
necessárias à execução do curso, como a comunicação, a liderança e o trabalho
em equipe. Considerações
finais: O treinamento e as atividades práticas desenvolvidas
trouxeram a aplicação do conhecimento de itens tratados previamente em ambiente
acadêmico, contribuindo para a qualidade do curso de boas práticas ministrado.
PALAVRAS-CHAVE
Manipulação de alimentos, Serviços de alimentação, Boas práticas de manipulação.