Universidade Federal de Mato Grosso
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Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

TREINAMENTO E ATIVIDADES PRÁTICAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE CAPACITAÇÃO COM O TEMA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 

1MAYARA XAVIER DOS SANTOS,2Joyce Cruz,3Maria Thainara Gomes da Silva,4Nayara dos Santos Ferreira,5Stephanie de Aquino Silva,6Andrea Pissatto Peres,7Cristiane Slusarski,8Emanuele Batistela dos Santos
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6ORIENTADOR,7ORIENTADOR,8ORIENTADOR
mayara.xaviers@hotmail.com

RESUMO

Introdução: Com a adoção de boas práticas dentro dos serviços de alimentação obtém-se uma melhoria na qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e minimização dos riscos de surtos de doenças transmitidas por alimentos. Objetivo: Relatar as atividades práticas realizadas durante a etapa de planejamento do curso de capacitação em boas práticas para a produção segura de alimentos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades práticas que foram desenvolvidas durante o período de planejamento do curso de capacitação em boas práticas do Projeto de Extensão “Educação em Saúde: Capacitação de Manipuladores em Boas Práticas para a Produção Segura de Alimentos” desenvolvido na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso. O planejamento do curso ocorreu entre os meses de maio e agosto de 2019, sendo realizados grupos de estudo, treinamento dos estudantes para ministrar as capacitações e desenvolvimento de três atividades práticas, visando trazer aos estudantes o conhecimento da realidade de execução de alguns requisitos previstos na legislação sanitária. Resultados: As atividades práticas ocorreram junto à Vigilância Sanitária do município de Cuiabá, uma empresa especializada em serviços de controle integrado de vetores e pragas urbanas e outra especializada em higienização em serviços de alimentação. O treinamento realizado em ambiente acadêmico e as atividades práticas foram importantes para a construção do conhecimento técnico dos discentes e esta vivência contribuiu para fomentar as competências e habilidades gerais necessárias à execução do curso, como a comunicação, a liderança e o trabalho em equipe. Considerações finais: O treinamento e as atividades práticas desenvolvidas trouxeram a aplicação do conhecimento de itens tratados previamente em ambiente acadêmico, contribuindo para a qualidade do curso de boas práticas ministrado.

PALAVRAS-CHAVE

Manipulação de alimentos, Serviços de alimentação, Boas práticas de manipulação.