METODOLOGIA DE
ENSINO EM UM CURSO DE EXTENSÃO DE GRAMÁTICA NORMATIVA
1DOUGLAS EDSON DE ARAUJO RIBEIRO,2LINDINALVA ZAGOTO FERNANDES 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR douglasedsonribeiro@gmail.com
RESUMO
Neste
trabalho, há a exposição das relações que envolvem metodologia de ensino e
aprendizagem, durante o curso de extensão Gramática
Normativa, ofertado no primeiro semestre de 2019, pelo instituto de
Linguagens. O curso oportuniza a alunos de graduação em Letras realizarem
práticas docentes e iniciarem o processo de construção de sua identidade
profissional como docente. O objetivo é relatar a metodologia de trabalho
utilizada e suas relações com a aprendizagem, apontando os aspectos positivos e
negativos dessas relações. O trabalho está fundamentado nas orientações
teóricas de Neves (2007; 2013), Antunes (2007) e Travaglia (2009), para os estudos
da gramática bem como para o seu ensino e aprendizagem. O resultado mostra que
a metodologia adotada, embora não tenha sido totalmente tradicional, não foi
suficiente para prover a aprendizagem de determinados aspectos linguísticos,
pois o professor estimula o pensar sobre a norma linguística, mas fornece pouco
insumo para a construção do conhecimento sobre a regra da língua. Nesse
sentido, há necessidade de emprego de novas metodologias de ensino de gramática
normativa e de pesquisa sobre sua aplicabilidade, para garantir estratégias de
ensino eficazes para o professor, e estratégias de aprendizagem satisfatórias
para o aluno.