Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

METODOLOGIA DE ENSINO EM UM CURSO DE EXTENSÃO DE GRAMÁTICA NORMATIVA

1DOUGLAS EDSON DE ARAUJO RIBEIRO,2LINDINALVA ZAGOTO FERNANDES
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR
douglasedsonribeiro@gmail.com

RESUMO

Neste trabalho, há a exposição das relações que envolvem metodologia de ensino e aprendizagem, durante o curso de extensão Gramática Normativa, ofertado no primeiro semestre de 2019, pelo instituto de Linguagens. O curso oportuniza a alunos de graduação em Letras realizarem práticas docentes e iniciarem o processo de construção de sua identidade profissional como docente. O objetivo é relatar a metodologia de trabalho utilizada e suas relações com a aprendizagem, apontando os aspectos positivos e negativos dessas relações. O trabalho está fundamentado nas orientações teóricas de Neves (2007; 2013), Antunes (2007) e Travaglia (2009), para os estudos da gramática bem como para o seu ensino e aprendizagem. O resultado mostra que a metodologia adotada, embora não tenha sido totalmente tradicional, não foi suficiente para prover a aprendizagem de determinados aspectos linguísticos, pois o professor estimula o pensar sobre a norma linguística, mas fornece pouco insumo para a construção do conhecimento sobre a regra da língua. Nesse sentido, há necessidade de emprego de novas metodologias de ensino de gramática normativa e de pesquisa sobre sua aplicabilidade, para garantir estratégias de ensino eficazes para o professor, e estratégias de aprendizagem satisfatórias para o aluno.

PALAVRAS-CHAVE

Extensão. Gramática Normativa. Metodologia.