Este
trabalho pretende comunicar a experiência em andamento do Programa de Educação
Tutorial em Saúde e Interprofissionalidade, observando as particularidades do
subgrupo temático de Saúde das Mulheres e LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais,
travestis, transexuais e intersexos). No
contexto brasileiro, as demandas específicas destes segmentos envolvem
especialmente o princípio da equidade e tem sido incorporadas às diretrizes
nacionais para políticas públicas desde o ano de 2003. A atuação dos/as
trabalhadores/as da saúde pública tem evidenciado ações concernentes a
problemáticas discutidas no campo dos estudos feministas, especialmente no que
tange a cuidados específicos da maternidade, gravidez na adolescência, prevenção
e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, processo transexualizador e
processos psicossociais advindos das violências de gênero e/ou violência
sexual. Formar interprofissionalmente para a compreensão e intervenção frente
as dinâmicas de gênero e sexualidade socialmente estabelecidas, impõe o desafio
de articular nos currículos e nas ações que envolvam ensino-serviço-comunidade
o debate sobre gênero, raça, sexualidade e classe social.
Palavras-chave: políticas de
saúde, gênero e sexualidade, mulheres, LGBTI.
PALAVRAS-CHAVE
políticas de saúde, gênero e sexualidade, mulheres, LGBTI