Universidade Federal de Mato Grosso
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Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

AÇÕES EDUCATIVAS EM PARASITOSES ZOONÓTICAS EM CRECHES MUNICIPAIS DE CUIABÁ-MT

1Vitória Mayumi Takagi,2Guilherme Affini Severian Vieira,3Samuel Newton Miguel Carvalho Campos,4Caroline Kaori Rodrigues Takizawa,5Mylena Martins Almeida,6José Luis de Oliveira,7Alisson Lopes dos Santos,8Lhorrainy Barboza Nogueira,9Marília Sugai Ogama,10Marina Gonçalves Mendes,11Nathália de Souza Rodrigues,12Rodolfo da Silva Araújo,13Michelle Igarashi Watanabe
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,9ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,10ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,11ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,12ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,13ORIENTADOR
vitoriamtakagi@gmail.com

RESUMO

As parasitoses possuem uma estreita relação com regiões de climas quentes e úmidos, característico da região Centro-Oeste, e são responsáveis por grande número das doenças que afetam a população, principalmente crianças. Desse modo, o projeto em questão oferece conhecimentos adquiridos no âmbito da Faculdade de Medicina sobre a área de parasitologia para a sociedade, através de ações educativas. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo, em conjunto com um levantamento sazonal de helmintos e protozoários em áreas de recreação de creches municipais de Cuiabá-MT, identificar as creches municipais com a presença de parasitos zoonóticos e realizar campanhas educacionais relacionadas ao controle e prevenção de parasitoses, com professores e crianças. Durante a coleta no período chuvoso, foram analisadas 39 creches, sendo que 22 foram positivadas. De posse desses dados, está sendo feita uma ação educativa nas creches positivas para a presença de parasitos, utilizando um teatro e apresentação de música relacionada à profilaxia de doenças, além da distribuição de cartilhas educativas para professores, coordenadores e diretores dos centros educacionais. Até o presente momento, foram visitadas 1/8 das creches, e observou-se a adesão das crianças quanto a métodos de atenuação da prevalência de parasitos e engajamento do corpo docente das creches municipais de Cuiabá na atenção a essas doenças.  Por fim, os autores do projeto pretendem visitar todas as creches até o primeiro semestre de 2020. 

PALAVRAS-CHAVE

parasitos, educação, zoonose, caixas de areia.