Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SINERGISMO É PRECISO: MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADOS PRO-PANTANAL EM CONJUNTO COM ICMBio NA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

1Patricia Silva Matis,2Adriana Cristina de Faria,3Isabella Cristina Ribeiro Perantoni,4Letícia Catarino Franco,5Raisa dos Santos de Souza,6Renata Luciano Lote,7Andreza Rezer dos Santos,8Thays Alves Vila,9José Ricardo de Souza,10Flávio Rezende Guimarães,11Carlos Eduardo Pereira dos Santos
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,9OUTROS,10OUTROS,11ORIENTADOR
patriciasmatis@hotmail.com

RESUMO

O Pantanal mato-grossense, maior área alagada do planeta, possui rica diversidade faunística que abrange em sua dimensão mosaicos, fauna e flora de diferentes biomas (cerrado e floresta amazônica), que exige, naturalmente, ações de sustentabilidade propositivas de caráter itinerante, que podem ser incrementadas em práticas conjuntas com outros órgãos ambientais. Neste contexto, a Mostra de Projetos Integrados Pro-Pantanal agrega diferentes projetos e colaboradores com formações acadêmicas distintas e sinérgicas. Leva assim, conhecimento acadêmico com foco em educação ambiental e sustentabilidade, objetivando alcançar além do público alvo principal, as comunidades rurais e ribeirinhas, outros atores, como turistas de diversas origens, com foco na atenção e conservação da natureza. A força de trabalho envolve monitores, colaboradores das áreas de ciências biológicas, medicina veterinária e zootecnia com um objetivo comum: a educação ambiental e suas derivações positivas num contexto de conservação da fauna regional. Por outro lado, a expertise da atividade desenvolvida por técnicos do ICMBio aliada a vivência acadêmica in situ e em especial, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, onde foi realizada a Mostra de Projetos Integrados Pro-Pantanal, provêm uma formação ímpar a todos os participantes.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Ambiental, Projeto itinerante, Unidades de Conservação