EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SINERGISMO É
PRECISO: MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADOS PRO-PANTANAL EM CONJUNTO COM ICMBio NA
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
1Patricia Silva Matis,2Adriana Cristina de Faria,3Isabella Cristina Ribeiro Perantoni,4Letícia Catarino Franco,5Raisa dos Santos de Souza,6Renata Luciano Lote,7Andreza Rezer dos Santos,8Thays Alves Vila,9José Ricardo de Souza,10Flávio Rezende Guimarães,11Carlos Eduardo Pereira dos Santos 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,9OUTROS,10OUTROS,11ORIENTADOR patriciasmatis@hotmail.com
RESUMO
O Pantanal mato-grossense, maior área
alagada do planeta, possui rica diversidade faunística que abrange em sua
dimensão mosaicos, fauna e flora de diferentes biomas (cerrado e floresta
amazônica), que exige, naturalmente, ações de sustentabilidade propositivas de
caráter itinerante, que podem ser incrementadas em práticas conjuntas com
outros órgãos ambientais. Neste contexto, a Mostra de Projetos Integrados
Pro-Pantanal agrega diferentes projetos e colaboradores com formações
acadêmicas distintas e sinérgicas. Leva assim, conhecimento acadêmico com foco
em educação ambiental e sustentabilidade, objetivando alcançar além do público
alvo principal, as comunidades rurais e ribeirinhas, outros atores, como
turistas de diversas origens, com foco na atenção e conservação da natureza. A
força de trabalho envolve monitores, colaboradores das áreas de ciências
biológicas, medicina veterinária e zootecnia com um objetivo comum: a educação
ambiental e suas derivações positivas num contexto de conservação da fauna
regional. Por outro lado, a expertise da atividade desenvolvida por técnicos do
ICMBio aliada a vivência acadêmica in
situ e em especial, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, onde foi
realizada a Mostra de Projetos Integrados Pro-Pantanal, provêm uma formação
ímpar a todos os participantes.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Ambiental, Projeto itinerante, Unidades de Conservação