Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

GEOLOGIA E SOCIEDADE: TENDA GEOLÓGICA

1Ítallo Pablo Pereira da Silva,2Milena Tozi Nogueira,3Henrique Rodrigues dos Santos,4Paulo Roberto Melo Nagata,5Lara Bitencourt Gomide,6Isabella Tayna Micheias da Silva
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
itallo.pablopps@gmail.com

RESUMO

A Geologia é um ramo da Geociências que tem como objetivo o estudo da origem, formação e comportamento do planeta Terra. Atualmente, existem muitos debates acerca da implantação dos temas relacionados a Geociências nos ambientes escolares. Algumas escolas já seguem os conteúdos programáticos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), abordando as Geociências desde a formação inicial do aluno. Entretanto, devido à complexidade dos conceitos, muitas vezes é pouco trabalhada ou até mesmo esquecida das salas de aulas. A partir dessa premissa, o Grupo PET Geologia, elaborou o projeto intitulado “Geologia e Sociedade: Tenda Geológica” que tem como objetivo a divulgação da Geologia para estudantes da rede de ensino, bem como para a comunidade em geral a fim de despertar a curiosidade sobre a origem evolução da Terra, rochas, recursos minerais, fósseis e a importância da atuação do profissional geólogo. São elaboradas e desenvolvidas atividades de forma lúdico-práticas a fim de despertar maior interesse do público, nas quais os métodos estabelecidos são flexíveis de acordo com a idade do público alvo, o ambiente de apresentação e o assunto de interesse. No ano de 2018 foram realizadas oito visitas em diferentes escolas da cidade de Cuiabá, nas quais foram atendidas as solicitações de temas diversos relacionados a Geociências. Além das visitas aos núcleos escolares, o PET Geologia também recepcionou alunos da educação básica na Faculdade de Geociências da Universidade Federal do Mato Grosso, proporcionando a eles um contato direto com o espaço da Universidade. Por fim, acredita-se que as atividades têm contribuído de maneira significativa para a compreensão e divulgação de temas geológicos, pois a cada dia tem crescido a procura de professores a fim de levar os alunos até a universidade ou interessados na visita do PET Geologia até as escolas, contribuindo assim para a popularização desta ciência no âmbito escolar.

PALAVRAS-CHAVE

Educação, Divulgação, Geociências, PET