Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

PROJETO ACERVO ANATÔMICO VETERINÁRIO

1Flávio de Rezende Guimarães,2Kelly Cristina Tessaro dos Reis,3Vanessa de Moura Marinho,4Larissa Iolanda Lacerda de Souza,5Thelma Michella Saddi,6Carlos Eduardo Pereira dos Santos
1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5OUTROS,6OUTROS
flavio.r.guimaraes@bol.com.br

RESUMO

É por meio da extensão que as universidades socializam seus estoques de conhecimentos armazenados. No sentido de participar desse processo de divulgação de saberes, o Laboratório de Anatomia Comparada (LAC) da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (FAVET/UFMT), por meio do projeto de extensão “Acervo Anatômico Veterinário”, vem disponibilizando seu acervo anatômico, composto por esqueletos e peças anatômicas de diversos sistemas dos animais domésticos, para diferentes segmentos da comunidade interna da UFMT, para estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada local, assim como, por meio de exposições itinerantes, para comunidades do interior do estado. O projeto tem por objetivo socializar o conhecimento sobre a constituição morfológica dos animais, contribuindo com a construção do saber, com a inclusão social e o despertar do interesse científico. Os esqueletos são confeccionados a partir da retirada dos tecidos moles com instrumental cirúrgico e uso da técnica de maceração, sendo os ossos posteriormente clareados com peróxido de hidrogênio e rearticulados. Os órgãos são dissecados e fixados com solução de formaldeído a 10%, sendo mantidos nessa mesma solução, em solução de álcool. Alguns são submetidos à técnica de glicerinação, sendo mantidos em solução de glicerina P.A. O projeto tem atingido o público pretendido e o caráter itinerante tem representado um ponto importante do mesmo, Em 2018 alcançou 2.129 pessoas de municípios do interior, sendo 1.389 estudantes, demonstrando que é possível a transferência de conhecimento produzido no campus da UFMT para comunidades não acadêmicas, algumas com difícil acesso à instrumentos de educação formal, como museus e laboratórios. O número e a heterogenicidade dos visitantes, assim como o interesse destes pelo acervo, nos mostram que os objetivos do projeto têm sido alcançados.

PALAVRAS-CHAVE

Anatomia, Educação, Extensão, Museu.