O
SER PROFESSOR E O SER XAVANTE: DUAS CULTURAS DIFERENCIADAS QUE BUSCAM A INTERCULTURALIDADE
1Maria Aparecida Rezende,2Zelinda Martins Siriano 1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO rezemelo@gmail.com
RESUMO
O Projeto
de extensão nominado “Formação continuada de professores A’uwẽ (Xavante)
da Terra Indígena Pimentel Barbosa: Canarana e Ribeirão Cascalheira – MT” já
indica a temática discutida. A mola propulsora “é acompanhar o projeto de pesquisa com a mesma
nominação em andamento”. Algumas indagações foram se constituindo ao longo das
conversas com esses professores: por que o trabalho da Educação Escolar
Indígena se apresenta tão frágil nas comunidades indígenas? Por que as escolas
de cada comunidade não conseguem construir seu currículo próprio? Por que as
comunidades apresentam a capacitação de seus professores como uma necessidade?
Qual escola que elas desejam? Existe um tipo de escola que elas querem
constituir? Para buscar respostas para essas indagações fez-se necessário trazer
todos os elementos para cada comunidade responder. O trabalho tem sido lento,
porém dentro do tempo do povo e das possibilidades financeiras. Iniciamos com
algumas reuniões com representantes das onze comunidades envolvidas e com os
dois secretários de educação dos municípios envolvidos. O objetivo da proposta
é a de construirmos o Projeto Pedagógico em cada escola envolvida e ao mesmo
tempo desenvolver ações pedagógicas para acompanhar as práticas docentes. A
cultura escolar precisa dialogar com a cultura dos A’uwẽ. A pedido dos mesmos esse ano realizamos uma oficina pedagógica acerca
do planejamento dos trabalhos pedagógicos que serão desenvolvidos nas escolas. Contou
com a experiência de trabalho de vinte anos da coordenadora desse projeto nessa
Terra Indígena. Essa oficina foi o ponto forte e superou a expectativa de todas
as representações participantes, por três motivos: o número de professores
participantes; a satisfação de todos os envolvidos e a elaboração de um caderno
com todos os planejamentos pedagógicos com cópia para todas as escolas. Nesse sentido gerou nos participantes uma
nova esperança de que é possível desenvolver um trabalho buscando a
interculturalidade entre as culturas dos A’uwẽ uptabi e
da escola.
PALAVRAS-CHAVE
formação de professores, cultura A’uwẽ uptabi, cultura escolar, interculturalidade.