Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

O SER PROFESSOR E O SER XAVANTE: DUAS CULTURAS DIFERENCIADAS QUE BUSCAM A INTERCULTURALIDADE

1Maria Aparecida Rezende,2Zelinda Martins Siriano
1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
rezemelo@gmail.com

RESUMO

O Projeto de extensão nominado “Formação continuada de professores A’uwẽ (Xavante) da Terra Indígena Pimentel Barbosa: Canarana e Ribeirão Cascalheira – MT” já indica a temática discutida. A mola propulsora “é acompanhar o projeto de pesquisa com a mesma nominação em andamento”. Algumas indagações foram se constituindo ao longo das conversas com esses professores: por que o trabalho da Educação Escolar Indígena se apresenta tão frágil nas comunidades indígenas? Por que as escolas de cada comunidade não conseguem construir seu currículo próprio? Por que as comunidades apresentam a capacitação de seus professores como uma necessidade? Qual escola que elas desejam? Existe um tipo de escola que elas querem constituir? Para buscar respostas para essas indagações fez-se necessário trazer todos os elementos para cada comunidade responder. O trabalho tem sido lento, porém dentro do tempo do povo e das possibilidades financeiras. Iniciamos com algumas reuniões com representantes das onze comunidades envolvidas e com os dois secretários de educação dos municípios envolvidos. O objetivo da proposta é a de construirmos o Projeto Pedagógico em cada escola envolvida e ao mesmo tempo desenvolver ações pedagógicas para acompanhar as práticas docentes. A cultura escolar precisa dialogar com a cultura dos A’uwẽ. A pedido dos mesmos esse ano realizamos uma oficina pedagógica acerca do planejamento dos trabalhos pedagógicos que serão desenvolvidos nas escolas. Contou com a experiência de trabalho de vinte anos da coordenadora desse projeto nessa Terra Indígena. Essa oficina foi o ponto forte e superou a expectativa de todas as representações participantes, por três motivos: o número de professores participantes; a satisfação de todos os envolvidos e a elaboração de um caderno com todos os planejamentos pedagógicos com cópia para todas as escolas. Nesse sentido gerou nos participantes uma nova esperança de que é possível desenvolver um trabalho buscando a interculturalidade entre as culturas dos A’uwẽ uptabi e da escola.

PALAVRAS-CHAVE

formação de professores, cultura A’uwẽ uptabi, cultura escolar, interculturalidade.