CURSO
PRÉ-VESTIBULAR PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA (MEDACESSO)
1Dalton Cristofer de Campos,2Dalton Cristofer de Campos,3Bruno Batista Santana Valadares,4Gabriela Fernanda Moraes Costa,5Mariana Anselmo Cardoso,6Sarah Marques Carneiro Jaime,7Thiago Alves de Souza,8Flavio silva tampelini,9Lucas Silva Dias 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8ORIENTADOR,9VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO dalton_cristofer@hotmail.com
RESUMO
O
Projeto Curso Pré-Vestibular para Pessoas de Baixa Renda, idealizado por alunos
da Faculdade de Medicina, auxilia pessoas de baixa renda da comunidade cuiabana
que desejam ingressar em cursos de ensino superior. O projeto selecionou e atende
desde fevereiro, aproximadamente 60 pessoas da comunidade com 4 aulas por dia,
de segunda a sexta-feira, no período noturno, na própria Faculdade de Medicina.
Como eixo programático é seguido o estabelecido pelo Ministério da Educação
(MEC) com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o qual é utilizado
para selecionar os discentes da UFMT. São ministradas aulas de todas as
matérias (literatura, matemática, física, química, biologia, geografia, história,
filosofia, sociologia e artes), por estudantes de medicina voluntários, os
quais têm o intuito de transmitir o conhecimentos necessários para a realização
dos vestibulares, de forma a sanar deficiências advindas da educação básica dos
alunos, tornando-os aptos para a realização das provas e mais preparados para
conseguir a aprovação no curso superior desejado. Ademais, são realizados
plantões de dúvidas diários, antes do início das aulas a fim de sanar possíveis
dificuldades. Além disso, a realização de simulado aos sábados, no período da
manhã, tem como objetivo não só o desenvolvimento de seu conhecimento teórico,
como também de outras aptidões requisitadas para a realização do vestibular
como a tranquilidade, controle do tempo e organização. Por fim, o projeto encerra
o primeiro ciclo após o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo possível o
relato da experiencia para melhorias futuras.