Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

SINFOMED: UTILIZAÇÃO DA MUSICOTERAPIA PARA A MELHORIA DA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

1LUCAS SILVA DIAS,2Thiago Alves de Souza,3Dalton Cristofer de Campos,4Igor Stelmastchuk Nogari,5Wellen Maria de Oliveira,6Bianca Borsato Galera
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6ORIENTADOR
lucas.dias.med@hotmail.com

RESUMO

Introdução: Nos últimos anos, a questão da saúde mental dos universitários tem sido amplamente discutida devido a grande casuística de suicídio e alterações comportamentais durante o período da graduação. E nas escolas médicas o índice de estudantes com algum tipo de transtorno mental pode chegar a 50%. Nesse sentido, este trabalho busca relatar a experiência do projeto SINFOMED, pautada no uso da musicoterapia como método de tratamento e prevenção de perturbações da saúde mental de estudantes de Medicina e de outros cursos da área da saúde da Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologia: O SinfoMed configura-se como um processo de instauração da musicoterapia no ambiente universitário. Uma das facetas do projeto consiste na apresentação de números musicais para os pacientes de Estratégias de Saúde da Família e de Unidades Básicas de Saúde. Para isso, os alunos do projeto inserem em suas rotinas semanais um tempo para praticar, ensaiar e harmonizar as melodias dos vários instrumentos. Para analisar os resultados do projeto foram feitas entrevistas com participantes, ouvintes, pacientes e profissionais que tiveram contato com alguma das atividades oferecidas. Resultados e Discussão: Após o início das atividades do SinfoMed foi perceptível a maior integração entre os cursos participantes, visto que, o projeto integrou os alunos da medicina, nutrição, enfermagem e psicologia de modo a criar um espaço de vivência e de descontração coletivo. Também, os pacientes, professores, técnicos e demais profissionais afirmaram que a musicalização dos espaços transformou os ambientes de modo a contagiar a todos com alegria e boas energias. Outrossim, as apresentações e as aulas práticas de música constituíram uma possibilidade de fuga da realidade estressora da universidade. Considerações Finais: Esse estudo demonstra, portanto, que a musicoterapia é um método importante e eficiente para o tratamento e prevenção de doenças orgânicas, psíquicas e cognitivas. 

PALAVRAS-CHAVE

Musicoterapia, Depressão, Suicídio, Saúde-Mental.