SINFOMED: UTILIZAÇÃO
DA MUSICOTERAPIA PARA A MELHORIA DA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA
SAÚDE
1LUCAS SILVA DIAS,2Thiago Alves de Souza,3Dalton Cristofer de Campos,4Igor Stelmastchuk Nogari,5Wellen Maria de Oliveira,6Bianca Borsato Galera 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6ORIENTADOR lucas.dias.med@hotmail.com
RESUMO
Introdução: Nos últimos anos,
a questão da saúde mental dos universitários tem sido amplamente discutida
devido a grande casuística de suicídio e alterações comportamentais durante o
período da graduação. E nas escolas médicas o índice de estudantes com algum
tipo de transtorno mental pode chegar a 50%. Nesse sentido, este trabalho busca
relatar a experiência do projeto SINFOMED, pautada no uso da musicoterapia como
método de tratamento e prevenção de perturbações da saúde mental de estudantes
de Medicina e de outros cursos da área da saúde da Universidade Federal de Mato
Grosso. Metodologia: O SinfoMed
configura-se como um processo de instauração da musicoterapia no ambiente
universitário. Uma das facetas do projeto consiste na apresentação de números
musicais para os pacientes de Estratégias de Saúde da Família e de Unidades
Básicas de Saúde. Para isso, os alunos do projeto inserem em suas rotinas
semanais um tempo para praticar, ensaiar e harmonizar as melodias dos vários
instrumentos. Para analisar os resultados do projeto foram feitas entrevistas
com participantes, ouvintes, pacientes e profissionais que tiveram contato com
alguma das atividades oferecidas. Resultados
e Discussão: Após o início das atividades do SinfoMed foi perceptível a
maior integração entre os cursos participantes, visto que, o projeto integrou
os alunos da medicina, nutrição, enfermagem e psicologia de modo a criar um
espaço de vivência e de descontração coletivo. Também, os pacientes,
professores, técnicos e demais profissionais afirmaram que a musicalização dos
espaços transformou os ambientes de modo a contagiar a todos com alegria e boas
energias. Outrossim, as apresentações e as aulas práticas de música
constituíram uma possibilidade de fuga da realidade estressora da universidade. Considerações Finais: Esse estudo
demonstra, portanto, que a musicoterapia é um método importante e eficiente
para o tratamento e prevenção de doenças orgânicas, psíquicas e cognitivas.