Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

TEORIAS E PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TRILHA DA LAGOA DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UFMT

1Kaique Gomes Vilela,2Ferdinando Filetto
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR
kaiquegomesvilela12@gmail.com

RESUMO

Essa proposta de extensão tem por objetivo o desenvolvimento de atividades guiadas, por meio de monitores de Interpretação e Educação Ambiental na Trilha da Lagoa da Fazenda Experimental da UFMT em Santo Antônio de Leverger com o  objetivo de atender os visitantes da Fazenda Experimental da UFMT que tenham interesse por conhecer uma de suas Áreas de Preservação Permanente - APP, Reserva Legal – RL e de uso Agropecuário. Tem como foco o público universitário, as escolas públicas e privadas e demais públicos externos e internos a UFMT, que agendem previamente sua visita. Foram oferecidos dias e horários pré-estabelecidos para as visitas guiadas na Trilha da Lagoa. Foram executadas atividades de adequação e manutenção da trilha, com ampliação dos elementos interpretativos. Os visitantes foram externos e internos a UFMT. A maioria considerou elevado o valor ambiental da trilha, seus elementos interpretativos, a qualidade de interpretação dos monitores e enfatizaram o ganho de conhecimento que obtiveram. Consideramos que os resultados atendem ao proposto nos objetivos.

PALAVRAS-CHAVE

Ecoturismo, interpretação ambiental, ecologia, conservação