DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS: PROMOVENDO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A COMUNIDADE
1Fernando César Pereira Cruz,2Elena Zuliani Martin,3Fernando Antônio Santos e Silva,4Fernando César Pereira Cruz 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4BOLSISTA DE EXTENSÃO fernandocpcruz@gmail.com
RESUMO
INTRODUÇÃO: As parasitoses são a doença mais comum do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial, e sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Considerando que os hábitos de higiene podem ser melhorados através da educação em saúde surgiu a ideia de um projeto para abordar as doenças infecto parasitárias com a comunidade. OBJETIVO: foi realizar uma capacitação dentro da Unidade de Estratégia de saúde da Família Praieiro para os agentes comunitários e desenvolver uma de atividades dentro da Escola EMEB Dom Bosco para conscientizar as crianças da importância dos hábitos de higiene na prevenção de doenças. METODOLOGIA: Primeiramente ocorreu a capacitação de estudantes de medicina por meio de aulas ministrada pelo professor orientador deste projeto. Além disso, foi montado um grupo de trabalho por onde estes alunos discutiram e elaboram a melhor abordagem para os pequenos e para os agentes. Assim, construiu-se um plano para a última etapa do trabalho que será ainda realizada e consiste em uma roda de conversa com os agentes no dia 18 de outubro e uma atividade lúdica no formato de gincana com dinâmicas para se abordar higiene com os escolares no EMEB Dom Bosco no dia 25 de outubro, sendo que os Agentes irão participar juntamente com os acadêmicos desta atividade na escola. RESULTADOS PARCIAIS: Foi realizado a capacitação de 10 estudantes de medicina e mensuração do conhecimento adquirido por metodologias qualitativas. Ao termino da aula o professor realizou uma tutoria com os alunos os deixando livres para contribuírem com o que aprenderam durante a aula e utilizando as experiências vividas nos atendimentos que eles já realizaram até a presente data. Através dessa discussão, percebeu-se que os estudantes tiverem bom domínio sobre o conteúdo desejado e que estão prontos para sanar as dúvidas na última parte deste projeto que ainda irá acontecer. CONCLUSÕES: até o momento, pode-se inferir que as atividades extracurriculares são de suma importância para complementar o conhecimento dos acadêmicos e também para os aproximarem da comunidade. Ao final do projeto, as considerações podem ser modificadas, uma vez que a interação com a comunidade terá papel fundamental nos resultados deste trabalho e nas conclusões do mesmo.
PALAVRAS-CHAVE
Doenças infecto-parasitárias, abordagem multidisciplinar, educação em saúde, escolares.