RELATO
DE EXPERIÊNCIA EM TUTORIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
1Eliani Silveria Viana,2Silvana Andrade de Castro 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO nanabrasilbiol@hotmail.com
RESUMO
Esse artigo trata de um relato de
experiência em tutoria em um curso de extensão universitária denominado “Escola de Gestores” vivenciado por duas
acadêmicas do curso de Pedagogia. O curso foi promovido pela Secretaria
Municipal de Educação de Cuiabá-MT, em parceria com a Universidade Federal de
Mato Grosso, instituição a qual ficou responsável pela elaboração de todo o
material didático, bem como, da disposição dos professores formadores, quais
sejam: Profs. Doutores: Genésio Marques, Marcos Caron, Rose Cléia Ramos da
Silva, Roseméry Petter, Taciana Mirna Sambrano. O projeto “Escola de Gestores” surgiu da necessidade de capacitar os gestores
públicos municipais para atuação democrática nas suas unidades educacionais que
contam com 164 unidades sendo Emebs, Cmeis e creches da rede pública da capital
matogrossensse. O objetivo desse curso foi a realização de uma capacitação universitária de 180 horas, a qual vise aos
gestores do município conhecimento técnico e teórico sobre gestão escolar, em
conformidade com a lei de gestão democrática do município de Cuiabá. A Proposta
do curso é a de que os cursistas apresentem ao final um Programa de Gestão
Democrática para o próximo ano (2020). O referencial teórico metodológico traz
o Arco de Maguerez, a
partir da base conceitual de Bordenave (1996). O relato de experiência das
tutoras traz ainda, um diálogo acerca da importância da formação continuada e
quão importante foi essa experiência para sua formação acadêmica.
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Gestão Democrática, Extensão Universitária, Formação
Continuada.
PALAVRAS-CHAVE
Gestão Escolar, Gestão Democrática, Extensão Universitária, Formação Continuada.