Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TUTORIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

1Eliani Silveria Viana,2Silvana Andrade de Castro
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
nanabrasilbiol@hotmail.com

RESUMO

Esse artigo trata de um relato de experiência em tutoria em um curso de extensão universitária denominado “Escola de Gestores” vivenciado por duas acadêmicas do curso de Pedagogia. O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá-MT, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, instituição a qual ficou responsável pela elaboração de todo o material didático, bem como, da disposição dos professores formadores, quais sejam: Profs. Doutores: Genésio Marques, Marcos Caron, Rose Cléia Ramos da Silva, Roseméry Petter, Taciana Mirna Sambrano. O projeto “Escola de Gestores” surgiu da necessidade de capacitar os gestores públicos municipais para atuação democrática nas suas unidades educacionais que contam com 164 unidades sendo Emebs, Cmeis e creches da rede pública da capital matogrossensse. O objetivo desse curso foi a realização de uma capacitação universitária de 180 horas, a qual vise aos gestores do município conhecimento técnico e teórico sobre gestão escolar, em conformidade com a lei de gestão democrática do município de Cuiabá. A Proposta do curso é a de que os cursistas apresentem ao final um Programa de Gestão Democrática para o próximo ano (2020). O referencial teórico metodológico traz o Arco de Maguerez, a partir da base conceitual de Bordenave (1996). O relato de experiência das tutoras traz ainda, um diálogo acerca da importância da formação continuada e quão importante foi essa experiência para sua formação acadêmica. Palavras-chave: Gestão Escolar, Gestão Democrática, Extensão Universitária, Formação Continuada.

PALAVRAS-CHAVE

Gestão Escolar, Gestão Democrática, Extensão Universitária, Formação Continuada.