Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

PROJETO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA REDE UFMT FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM MATO GROSSO

1Beleni Salete Grando,2Beleni Salete Grando
1ORIENTADOR,2OUTROS
beleni.grando@gmail.com

RESUMO

O projeto em rede articula pesquisadores e formadores de professores indígenas em Mato Grosso que atuam como coordenadores das ações na UFMT – Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis, na Unemat – Sinop e Juara, IFMT em Cuiabá. Inicialmente com 11 povos em 2019 atender os povos indígenas atendidos são: Bororo; Chiquitano; Umutina; Apiaká; Kaiabi; Munduruku; Nambikwara; Paresí; Manoki; Terena; Caiapó; Xavante, de diferentes territórios no estado. Após a formação contínua para a alfabetização por meio de oficinas com os professores das escolas atendidas pelos 115 vinculados ao Projeto, a meta de 2019 para a UFMT e IFMT é a elaboração coletiva e encaminhamento da publicação de oito livros didáticos de 6 povos. A Unemat que já publicou cinco livros para os povos atendidos pela IES, tem a meta de aperfeiçoar os materiais didáticos para qualificar os resultados da alfabetização que preferencialmente é em língua originaria ou materna. Os investimentos apontam que a atenção aos processos de ensinar e aprender fortalece a autonomia dos professores indígenas frente os desafios da aprendizagem das crianças, jovens e adultos indígenas. A educação intercultural, bilíngue e específica de cada povo é foco de investigação e ação numa perspectiva de aprofundamento de conceitos e compreensões sobre o papel da educação escolar em cada aldeia e povo.

PALAVRAS-CHAVE

Formação Contínua, Povos Indígenas, Educação Intercultural