O
projeto em rede articula pesquisadores e formadores de professores indígenas em
Mato Grosso que atuam como coordenadores das ações na UFMT – Cuiabá, Barra do
Garças e Rondonópolis, na Unemat – Sinop e Juara, IFMT em Cuiabá. Inicialmente
com 11 povos em 2019 atender os povos indígenas atendidos são: Bororo; Chiquitano;
Umutina; Apiaká; Kaiabi; Munduruku; Nambikwara; Paresí; Manoki; Terena; Caiapó;
Xavante, de diferentes territórios no estado. Após a formação contínua para a
alfabetização por meio de oficinas com os professores das escolas atendidas
pelos 115 vinculados ao Projeto, a meta de 2019 para a UFMT e IFMT é a elaboração
coletiva e encaminhamento da publicação de oito livros didáticos de 6 povos. A
Unemat que já publicou cinco livros para os povos atendidos pela IES, tem a
meta de aperfeiçoar os materiais didáticos para qualificar os resultados da
alfabetização que preferencialmente é em língua originaria ou materna. Os
investimentos apontam que a atenção aos processos de ensinar e aprender fortalece
a autonomia dos professores indígenas frente os desafios da aprendizagem das
crianças, jovens e adultos indígenas. A educação intercultural, bilíngue e
específica de cada povo é foco de investigação e ação numa perspectiva de
aprofundamento de conceitos e compreensões sobre o papel da educação escolar em
cada aldeia e povo.
PALAVRAS-CHAVE
Formação Contínua, Povos Indígenas, Educação Intercultural