Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

PROCESSO FORMATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATA CAVALO

1Cristiane Carolina de Almeida Soares,2Michèle Tomoko Sato,3Regina Aparecida da Silva
1DOUTORANDO,2OUTROS,3OUTROS
pedrapapeletesoura@gmail.com

RESUMO

Esse trabalho refere-se à apresentação de uma das ações do projeto de extensão denominado “Processo Formativo: Educação ambiental na comunidade quilombola de Mata Cavalo”, realizado na Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, na comunidade de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento – MT. Em busca de fortalecer a economia solidária da comunidade, a inclusão da cultura quilombola e educação ambiental no currículo escolar, o GPEA promoveu diálogos e oficinas, onde se destacou o mapeamento social da cultura quilombola de Mata Cavalo. Na presente proposta, temos como objetivo apresentar os mapas sociais da cultura quilombola de Mata Cavalo, produzidos conforme a metodologia Mapa Social. Por meio dos diálogos da arte-educação-ambiental, e da elaboração coletiva dos mapas pictóricos, buscamos os aspectos culturais enquanto táticas de resistência para fortalecer este grupo no enfrentamento dos conflitos e na defesa do território. Ao visualizar as manifestações culturais, pudemos reunir e apreciar as quatro dimensões mapeadas: os marcos históricos, as expressões artísticas, as comidas típicas e as festas. O mapeamento participativo promoveu discussões e reflexões acerca do enlace entre a arte, cultura e a natureza, e o desejo de visibilidade desta comunidade. Ainda que os resultados deste mapeamento não possam retratar toda a dimensão cultural deste quilombo, busca estabelecer retratos temporários que pudessem estabelecer diálogos de luta e resistência.

PALAVRAS-CHAVE

Mapa Social, Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, Educação Ambiental, Cultura.