Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

AQUARISMO COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1Alex Junior da Silva,2sidney dos santos silva,3NARCIA CAROLINA SANTOS DA SILVA,4Márcio Aquio Hoshiba,5Leticia Amorim da Silva Pereira ,6Michelle Lopes de Araújo,7Maria Karolaine Moriman Delgado,8Thainá Augusta Carvalho,9Jéssica Almeida Santos,10Marya Karollyne Tondato Martins
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2MESTRANDO,3MESTRANDO,4ORIENTADOR,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,9ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,10ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
alexjjuniors@gmail.com

RESUMO

O Rio Cuiabá, foi uma importante rota para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso, utilizado em expedições em busca do ouro, era o caminho mais viável para o transporte de alimentos, roupas e mercadorias oriundas do sul do país, mas aos poucos foram descobrindo outras virtudes do rio, que em alguns períodos do ano ocorria enchentes que acabavam alagando as regiões ribeirinhas e com isso fertilizavam o solo, portanto a região se tornou apta para a exploração da pecuária e engenhos. Após esse período áureo com as navegações, o rio foi perdendo sua importância nesse quesito, mas com o aumento populacional ganhou um novo destaque como novo fornecedor de água e alimentos para as comunidades que se situam ao longo de suas margens, mas como foi desenvolvido de maneira desorganizada, os problemas de poluição se agravaram e causando prejuízos enormes para o meio ambiente. O aquarismo entra nesse projeto como forma de facilitar o entendimento de preservação ambiental com ferramentas de fácil acesso e grande assimilação. A iniciativa desse trabalho prioriza a educação ambiental nas escolas públicas de Cuiabá, com crianças do 4º e 5º ano, com o objetivo de incentivar e mostrar a elas a importância da preservação do meio ambiente aquático e os organismos que nele vivem. A oficina constituirá de etapas consecutivas nas quais inicialmente terá um teatro, logo após um vídeo explicativo, e em seguida os alunos irão desenvolver situações da maneira que desejam o rio e como ele se encontra através de desenhos como forma de avaliação, e por fim uma música será apresentada em sala como intuito de fixar a importância da preservação. O trabalho está em fase de desenvolvimento, e, portanto, não houve resultados conclusivos. 

PALAVRAS-CHAVE

Aquarismo, Conscientização, Preservação, Rio Cuiabá.