O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO — PROJETO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE SOCIEDADE PRÓ-ENEM.
1LAIS APARECIDA ALVES FERREIRA,2Luan Lucas Santos Ribeiro,3Gabriel de Miranda Soares Silva,4Marielle Xavier Nascimento 1VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3MESTRANDO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO la_is.aferreira@hotmail.com
RESUMO
Criado em 2016, o Projeto “Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM” vem desde então estabelecendo uma relação de troca entre acadêmicos dos mais diversos cursos e os alunos da rede pública de ensino e os egressos da mesma. Ao mesmo passo que estes acadêmicos preparam os alunos atendidos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aprendem e exercitam a docência. O PRÓ-ENEM tem realizado aulas semanais (Sábados das 08h as 18h), nas dependências da UFMT, com aulas expositivas e práticas voltadas ao preparo para o ENEM. Nesses 3 anos de PRÓ-ENEM algumas dezenas de estudantes já ingressaram em alguma Instituição de Ensino Superior (IES), em áreas como Física, Jornalismo, Engenharias, Letras, Direito, Medicina. Além do objetivo central de preparar os estudantes para o ENEM, o projeto visa realizar um primeiro contato desses estudantes com a UFMT. Muitos estudantes secundaristas e suas famílias sentem-se distantes da Universidade e do papel social que a mesma visa estabelecer dentro da sociedade, sendo assim o projeto proporciona a estas famílias outro cenário, o do desfrute do que é o ensino público superior muito além da formação acadêmica.