Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

MINICURSO DE BOAS PRÁTICAS DE MANEJO EQUINO DIRECIONADA A EQUOTERAPEUTAS  

1Allana Thais Augusta Baleeiro,2Gregorio Ramos Lobo ,3Cely Marini De Oña ,4Pedro Octavio Andrade Silva Silverio
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,2MONITOR,3MONITOR,4VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
allanathais0211@gmail.com

RESUMO

A Equoterapia é uma modalidade terapêutica onde o praticante (paciente) é atendido por uma equipe multidisciplinar. O cavalo é o protagonista da terapia. A equipe mínima é composta por um equitador, fisioterapeuta e psicólogo. No entanto, profissionais da saúde, educação e outros, também podem fazer parte da equipe. O cavalo é considerado como co-terapeuta e toda a equipe deve ter conhecimentos básicos sobre ele. Muitas pessoas apresentam medo ou receio quando chegam para estagiar na Equoterapia. O cavalo desperta um misto de sensações, como: paixão, medo, receio, entre outros. Essa diversidade de sensações é sentimentos pode ser vivida pelos profissionais e os praticantes quando iniciam a terapia. É importante salientar que, para um atendimento de excelência, além das atribuições profissionais de cada membro da equipe, é necessário que exista uma interação harmoniosa. O medo e o receio pela falta de conhecimento e exposição prévia aos cavalos, pode interferir negativamente nos atendimentos. Sendo assim, o presente minicurso teve por objetivo ensinar boas práticas de manejo e equitação aos estagiários e voluntários do programa de Equoterapia da UFMT. Dois dias de treinamento foram realizados no Regime de Policiamento Montado da PMMT – RPmon, sendo que os estagiários foram divididos em dois grupos para que fosse possível proporcionar a participação ativa de todos. Foi possível observar a participação efetiva de todos os estagiários nas práticas de manejo e de equitação. Os estagiários se sentiram confiantes e isso refletiu positivamente nos atendimentos realizados posteriormente no Centro de Equoterapia da UFMT.

PALAVRAS-CHAVE

equinos; aprendizado; equipe; bem-estar