NEUROCIÊNCIA EM AÇÃO: DA UNIVERSIDADE AO ENSINO FUNDAMENTAL
1Luiz Fabrizio Stoppiglia,2RAPHAEL CHRISTHIAN BRANDAO DE SOUZA,3IVAN LUCAS DA COSTA E SOUZA,4ARIANNY FERREIRA DE SOUZA,5VILDERLY VERAS MARTINS LOPES,6IZADORA MENDONCA DE MELO,7RAFAEL BENA DE ARAUJO 1ORIENTADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO fabrizio.stoppig@gmail.com
RESUMO
As neurociências se dedicam ao estudo do sistema nervoso e têm experimentado marcante desenvolvimento nas últimas duas décadas atuando de maneira interdisciplinar com áreas como a Educação, Psicologia e a Saúde (LENT, 2008). Nesse contexto, é importante ressaltar que o cérebro é um componente essencial no processo de aprendizagem, de forma que as neurociências se constituem como importantes aliadas no contexto educacional (OLIVEIRA, 2014). A divulgação científica propicia a compreensão de fatos essenciais, sendo a escola a grande mediadora destes conhecimentos. Portanto, a universidade possui um papel importante na divulgação da produção científica e na promoção do conhecimento para a comunidade externa. Desse modo, a extensão universitária exerce sua função crucial de promover a difusão do conhecimento das ciências para diferentes públicos (MARANDINO, 2013). OBJETIVOS: Em contexto externo, pretendemos levar a Neurociência até adolescentes de escolas públicas, em discussões que auxiliem ao prestar o vestibular, intercalando conteúdo das ciências Biológicas e a Neurociência. METODOLOGIA: O projeto pretende utilizar métodos lúdicos alicerçadas em conteúdos teóricos e práticos. Durante a III Mostra de Estágio em Psicologia realizada no Instituto de Educação da UFMT, executamos o projeto piloto, apresentamos sobre a Biologia Celular e Microscopia no Laboratório de Ciências do Instituto e uma dinâmica sobre fundamentos básicos de neurociências. RESULTADOS: Nas ações realizadas durante o III-MEP, conseguimos um grande envolvimento dos participantes. Os muitos questionamentos sobre uso do microscópio, sobre seu uso para identificar microrganismos, assim como sobre a evolução celular, sinalizaram que conseguimos alcançar o nível crítico dos alunos. CONCLUSÃO: Nas ações futuras, esperamos fortalecer os conteúdos ao ponto de alcançar discussões dos alunos sobre os conteúdos do ENEM e da Neurociência. O contato inicial com os alunos também revelou algumas dificuldades de planejamento (como logística das atividades) e pontos fortes do projeto como o contato dos alunos com tecnologias e experimentação.