Universidade Federal de Mato Grosso

PROJETO ARAGUAIA CIDADÃO: A INSERÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA

1FERNANDO RIEGEL,2Simone Faustina do Nascimento Lima
1ORIENTADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
fernandoriegel85@gmail.com

RESUMO

Introdução: o Projeto Araguaia Cidadão idealizado pelo Tribunal de Justiça do estado do Mato Grosso em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, proporcionou serviços no campo da justiça comunitária, saúde, cultura e cidadania à comunidade do Vale do Araguaia em sua primeira fase, atendendo aproximadamente quarenta e cinco mil pessoas. Esse projeto, destaca-se pela necessidade de ampliar o acesso aos serviços básicos à população residente de um estado com ampla extensão territorial, como é o caso do Mato Grosso. Objetivos: relatar a experiência vivenciada no âmbito do Projeto Araguaia cidadão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por professor e acadêmica de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia junto ao Projeto Araguaia Cidadão, para o qual foram utilizados relatórios e diários de campo elaborados na ocasião do projeto. Resultados: as atividades desenvolvidas pelo curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso foram: verificação de sinais vitais e glicemia capilar, além de orientações de prevenção de doenças infectocontagiosas, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de próstata, testículos, mamas e útero, hanseníase, leishmaniose e doença de chagas. Foram atendidos pelo curso de enfermagem, 1.083 usuários da rede de atenção à saúde dos municípios de Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia. Houveram encaminhamentos para serviços de saúde de usuários que apresentaram picos hipertensivos e glicêmicos, além de casos como diabetes mellitus tipo I em adolescente, caso de Leishmaniose com onze dias de evolução sem diagnóstico e tratamento médico e criança indígena com desnutrição grave. Tais atividades fomentaram o desenvolvimento do pensamento crítico através do mapeamento da realidade e das necessidades de saúde da população. Considerações finais: este projeto fortaleceu o vínculo com a comunidade residente de áreas remotas do Vale do Araguaia. O curso de enfermagem proporcionou orientações de educação para a saúde para a promoção e prevenção de agravos à saúde. A aquisição de conhecimentos, saberes e competências se deu pelo desenvolvimento do pensamento crítico no âmbito das ações realizadas pelo projeto de extensão “Pensar e Agir em Enfermagem: desenvolvendo o pensamento crítico para a tomada de decisões em saúde”.

PALAVRAS-CHAVE

Enfermagem; Pensamento Crítico, Tomada de decisões; educação em saúde; Prevenção e promoção da saúde.