PROJETO
ARAGUAIA CIDADÃO: A INSERÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
1FERNANDO RIEGEL,2Simone Faustina do Nascimento Lima 1ORIENTADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO fernandoriegel85@gmail.com
RESUMO
Introdução:
o
Projeto Araguaia Cidadão idealizado pelo Tribunal de Justiça do estado do Mato
Grosso em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, proporcionou
serviços no campo da justiça comunitária, saúde, cultura e cidadania à
comunidade do Vale do Araguaia em sua primeira fase, atendendo aproximadamente
quarenta e cinco mil pessoas. Esse projeto, destaca-se pela necessidade de
ampliar o acesso aos serviços básicos à população residente de um estado com
ampla extensão territorial, como é o caso do Mato Grosso. Objetivos: relatar a experiência vivenciada no âmbito do Projeto
Araguaia cidadão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso em parceria com a
Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologia:
Trata-se de um relato de experiência vivenciada por professor e acadêmica
de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do
Araguaia junto ao Projeto Araguaia Cidadão, para o qual foram utilizados
relatórios e diários de campo elaborados na ocasião do projeto. Resultados: as atividades desenvolvidas
pelo curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso foram:
verificação de sinais vitais e glicemia capilar, além de orientações de
prevenção de doenças infectocontagiosas, infecções sexualmente transmissíveis,
câncer de próstata, testículos, mamas e útero, hanseníase, leishmaniose e
doença de chagas. Foram atendidos pelo curso de enfermagem, 1.083 usuários da
rede de atenção à saúde dos municípios de Alto Araguaia, Araguainha, Ponte
Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia. Houveram encaminhamentos
para serviços de saúde de usuários que apresentaram picos hipertensivos e
glicêmicos, além de casos como diabetes mellitus tipo I em adolescente, caso de
Leishmaniose com onze dias de evolução sem diagnóstico e tratamento médico e
criança indígena com desnutrição grave. Tais atividades fomentaram o desenvolvimento
do pensamento crítico através do mapeamento da realidade e das necessidades de
saúde da população. Considerações
finais: este projeto fortaleceu o vínculo com a comunidade residente de
áreas remotas do Vale do Araguaia. O curso de enfermagem proporcionou
orientações de educação para a saúde para a promoção e prevenção de agravos à
saúde. A aquisição de conhecimentos, saberes e competências se deu pelo
desenvolvimento do pensamento crítico no âmbito das ações realizadas pelo
projeto de extensão “Pensar e Agir em Enfermagem: desenvolvendo o pensamento
crítico para a tomada de decisões em saúde”.
PALAVRAS-CHAVE
Enfermagem; Pensamento Crítico, Tomada de decisões; educação em saúde; Prevenção e promoção da saúde.