CONTRIBUIÇÕES
DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL PARA A ATIVIDADE DE ESTUDO
1Marilene Marzari,2Hidelberto de Sousa Ribeiro,3André Luiz Fernandes de Oliveira,4KeKelly Cristina Ferreira dos Santos,5Thainara Nominto Silva 1OUTROS,2OUTROS,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS marilenemarzari@gmail.com
RESUMO
Com o processo de
redemocratização do país uma
parcela da população brasileira, historicamente excluída, começa a ter acesso à
educação sistematizada. Com isso, acentuam-se as preocupações de educadores com
o processo de ensino-aprendizagem que requer um arcabouço teórico que garanta a
aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, ganha visibilidade as teorias críticas de
autores como Vygotsky, Leontiev, Davídov – pautados na concepção do
materialismo histórico-dialético - que buscam organizar o ensino dos conceitos
escolares. Ensinar-aprender, a partir desses fundamentos, implica a apropriação
de conceitos como: abstrato para o concreto, totalidade, interpsicológico e
intrapsicológico, mediação cognitiva e didática, funções psicológicas superiores,
zona de desenvolvimento proximal, estrutura psicológica da atividade, atividade
de ensino e de estudo, formação e generalização do pensamento empírico e
teórico entre outros. Esses referenciais estão sendo estudados no Projeto de
Pesquisa “Teoria Desenvolvimental:
Contribuições à Atividade de Ensino-Aprendizagem”, aprovado pela PROPeq n. 50/2019, que conta com a participação de
professores da educação básica e do ensino superior e acadêmico do curso de
licenciatura que se reúnem semanalmente para compreender a atividade de ensino
e de estudo. O Projeto tem como objetivo principal analisar as mudanças que
ocorrem na atividade de ensino-aprendizagem dos professores que atuam em
instituições de educação básica de Barra do Garças/MT, quando se apropriam dos
referenciais teóricos do ensino desenvolvimental. A metodologia qualitativa e
os procedimentos de observação e de entrevistas semiestruturada auxiliam no
levantamento dos dados. Como resultados preliminares, pontuamos a complexidade
na apropriação dos conceitos das teorias críticas, resultado de uma educação
que privilegia o ensino transmissivo/empírico; a necessidade da abstração das
variáveis que formam a totalidade dos conceitos; a superação de uma lógica de
formação do pensamento empírico vivenciada durante a trajetória profissional; a
participação e publicações em eventos; elaboração de projetos para programas stricto sensu, entre outros. Como
considerações destacamos a persistência dos professores da educação básica em
permanecer no projeto, uma vez que as atuais políticas educacionais dificultam
a participação em espaços extra-escolares e o desejo em buscar mudanças para a
atividade de ensino e de estudo nos diferentes espaços de atuação profissional.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino Desenvolvimental. Atividade de estudo. Formação do pensamento teórico.