Universidade Federal de Mato Grosso

PRP.LetrasA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA DEP. NORBERTO SCHWANTES: ALGUMAS REFLEXÕES REALIZADAS POR ALUNOS RESIDENTES SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA E O LETRAMENTO

1Maria Claudino da Silva,2Alâine Maria de Sousa,3Bárbara Moniellly Silva,4Dâmaris Sousa Sobrinho,5Ângela Maria Alves Miranda
1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,5OUTROS
claudinodasilva22@gmail.com

RESUMO

Este artigo apresenta algumas reflexões, a partir de experiências como Alunos Residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP), do Curso de Letras-UFMT, apontando para a leitura e letramento, temáticas importantes, discutidas durante as reuniões semanais do PRP. O Programa de Residência Pedagógica (PRP), estabelecido pelo Edital nº 06/2018, tem por finalidade oferecer ao residente a oportunidade de vivenciar o processo de docência e de gestão de sala de aula, de forma a estabelecer a relação teoria-prática no cotidiano da escola. Pela participação no PRP, os residentes têm a oportunidade de ampliar a reflexão sobre a formação do professor. Em relação à metodologia, o caminho percorrido na pesquisa pautou-se em estudos de Appolinário (2006, p.59-70), tratando-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico. Além disso, foi feita a observação participante, nas etapas de familiarização com o ambiente escolar e a realização da semirregência, orientada pela Professora Preceptora, dentro de uma sala de aula real, na disciplina de Língua Portuguesa. Os referenciais teóricos balizadores do estudo são oriundos da BNCC (2017), Antunes (2003), Soares (2017), Kleiman (1995 e 2005), entre outros. Tais estudos fundamentaram uma maior compreensão sobre leitura e letramento, como práticas sociais que contribuem para o processo de desenvolvimento humano, no que se refere à Linguagem, à Comunicação, à Informação e ao Conhecimento. A partir das experiências em sala de aula, nas fases de imersão na escola como um todo e na etapa de semirregência (auxiliando a Professora Preceptora), foi possível constatar que a maioria dos alunos, no Ensino Fundamental II, não demonstra muito interesse pelo ato da leitura. Observamos, ainda, que alguns estudantes apresentam dificuldades em ler e o problema se agrava quando diz respeito à compreensão do que se lê. Esporadicamente, percebemos a dificuldade em compreender simples enunciados de exercícios propostos em aula. Partindo dessa constatação, notamos a importância do professor de Língua Portuguesa para a formação dos alunos, em seu processo de construção de cidadania. O professor desempenha um papel que vai além da orientação do ato de ler e escrever, pois é preciso mostrar caminhos para a codificação/decodificação, compreensão/interpretação, análise/síntese pessoal. Para isso, precisa atentar-se para uma gama de metodologias que embasam a sua prática, buscando uma aprendizagem que “signifique” para aquele aluno real.

PALAVRAS-CHAVE

Palavras-chave: Leitura. Letramento. Programa Residência Pedagógica. Aulas de Língua Portuguesa.