PRP. LETRASO FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS DE
LEITURA E LETRAMENTO NA ESCOLA ESTADUAL DEP. NORBERTO SCHWANTES – BARRA DO
GARÇAS –MT - POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO
DE PROJETOS
1Maria Claudino da Silva,2Sandra Marize de Assis Bastos,3Samilla Nery Pinheiro,4Elenice da Silva Medeiros 1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4OUTROS claudinodasilva22@gmail.com
RESUMO
Este estudo realiza reflexões sobre vivências de alunos
residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP, 2018) do Curso de Letras
do ICHS/CUA/UFMT, na EE Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças-MT. O PRP proporciona
aos alunos de Cursos de Licenciatura a oportunidade de vivenciar o processo de
docência, em salas de aulas reais, sob a orientação de Professores Preceptores
e de um Docente Orientador da UFMT. Assim, a questão central desta pesquisa busca
a compreensão do espaço escolar e a gestão de sala de aula, estabelecendo uma
importante relação entre a teoria e a prática, presentes no cotidiano das
escolas. Em relação à metodologia, a pesquisa, quanto à natureza, é
qualitativa, pautada em estudos bibliográficos. Os autores deste texto
balizaram suas discussões a partir de reflexões realizadas em encontros
semanais do PRP/Letras, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), em Lajolo e Zilberman (2009),
Martins (1985), Kleiman (2005), Soares (2010-2017) e outros, e nas vivências
proporcionadas pelo PRP, em aulas de Língua Portuguesa, por meio da observação
participante. Considerando a área de Linguagem, que baliza o Curso de Letras,
várias das discussões e reflexões deste estudo nortearam-se na compreensão de
que o hábito de leitura encaminha práticas de letramento e que este facilita a
vida dos sujeitos em seu envolvimento com práticas sociais de comunicação,
informação e conhecimento, habilidades que movem a humanidade. Assim, a escola
é o local mais habilitado, técnica, científica e pedagogicamente, para
fortalecer esses hábitos. Dessa concepção, e compreendendo que a leitura e o
letramento não se resumem às atividades dentro da área de Língua Portuguesa,
neste estudo, os residentes vivenciaram na “escola real” o desenvolvimento de
02 (dois) projetos pedagógicos: o Projeto de LIBRAS e o Projeto Arte e Cultura.
Esses projetos buscam o trabalho com a leitura, em seus níveis sensorial,
emocional e racional (MARTINS, 1985), quando se discute a importância da
prática da inclusão. Quando trabalham a interdisciplinaridade entre a linguagem
das artes, do teatro, das culturas, favorecem o fazer pedagógico dentro da escola
e o processo de letramento, como prática social de convivência, de comunicação,
de troca de informações e conhecimento, fora do espaço escolar. Fortalecer o hábito
de ler e o de letramento é tarefa contínua, que gera frutos e que fortalece o
desenvolvimento integral dos sujeitos.
PALAVRAS-CHAVE
Leitura. Letramento. Programa de Residência Pedagógica. Projetos Pedagógicos.