O
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CMEF JOSÉ NOGUEIRA DE MORAES –
ARAGARÇAS-GO E O TRABALHO COM A LEITURA E O LETRAMENTO: RELATOS DE RESIDENTES E
PRECEPTORA
1Maria Claudino da Silva,2Charles Sousa Sobrinho ,3Christian Jeffty dos Reis Bezerra ,4Danielle Gonçalves Sena ,5 Daniely Cristine da Costa Boabaid ,6Josiele Candida da Conceição Nascimento ,7Lucineide Gomes da Cunha 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,5BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,6BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,7OUTROS claudinodasilva22@gmail.com
RESUMO
Charles
Sousa Sobrinho (PRP/LETRAS/UFMT) [1]
Christian
Jeffty dos Reis Bezerra (PRP/LETRAS/UFMT)1
Danielle
Gonçalves Sena (PRP/LETRAS/UFMT)1
Daniely Cristine da Costa
Boabaid (PRP/LETRAS/UFMT)1
Josiele
Candida da Conceição Nascimento (PRP/LETRAS/UFMT)1
Lucineide
Gomes da Cunha (PRP/UFMT)
Coorientadora 2
Maria
Claudino da Silva (Orientadora)3
[1] Acadêmicos
bolsistas do PRP. Curso de Letras.CUA.UFMT
2
Preceptora do PRP.
Escola Municipal José Nogueira de Moraes. Aragarças-GO -
Coorientadora
3
Docente
Orientadora. Curso de Letras.CUA.UFMT - Orientadora
Este
artigo objetiva
relatar algumas
experiências de
Alunos Residentes
do Programa da Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Mato
Grosso, Câmpus do Araguaia, da cidade de Barra do Garças - MT, do curso de
Licenciatura em Letras. O
PRP
visa proporcionar
ao residente a oportunidade de vivenciar o processo de docência e de gestão de
sala de aula, estabelecendo a intrínseca relação teoria-prática presente no
cotidiano escolar.
Com isso, busca-se proporcionar ao licenciando, a
capacidade de identificar problemas
concernentes à prática educativa, utilizando o referencial teórico-metodológico
disponível para compreender suas causas e consequências e propor alternativas
de solução, com vistas a proporcionar uma formação sólida que subsidie a
capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. A residência pedagógica em
questão foi realizada no CMEF José Nogueira de Moraes, situado na cidade de
Aragarças – GO, nas séries finais do Ensino Fundamental. Para a realização
desse estudo, a metodologia utilizada na pesquisa foi baseada,
entre outros autores, em estudos de Fábio Appolinário (2007), observando-se as
seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, trata-se de uma pesquisa básica;
b) quanto ao tipo/profundidade, o estudo é descritivo; c) quanto à estratégia:
origem dos dados, utiliza-se a dimensão documental, com dados provenientes de
fontes documentais e referencial bibliográfico; d) quanto à natureza, faz-se
uma abordagem qualitativa, já que lida com fenômenos, não se descartando o apoio
da dimensão quantitativa, quando necessária. Ainda, para o levantamento de
dados, foi utilizada a pesquisa de campo e da observação participante com
vistas a conhecer mais profundamente o cotidiano escolar (MINAYO, 2009). O
balizamento teórico foi pautado em documentos concernentes ao PRP, à Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e autores como Martins (1985), Antunes (2004),
Soares (1998, 2017), Kleiman (1995) e outros. Considerando a área de Linguagens, que embasa o
Curso de Letras, esse texto aborda, a partir da BNCC, o fortalecimento da Leitura
e do Letramento, desenvolvidos em sala de aulas. Nesse contexto, os Residentes
expõem seus relatos, a partir de suas vivências como participantes ativos, em
aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, sob a orientação de uma
Professora Preceptora, na escola-campo da Residência Pedagógica e de uma
Docente Orientadora, na UFMT. Os relatos, tanto dos Residentes, quanto da
Preceptora, convergem para a importância de se trabalhar o desenvolvimento da
leitura como
base, não só para o processo de escrita e comunicação, mas, também, para o
letramento. Letramento, compreendido como necessidade humana de sobrevivência e
como prática social, numa sociedade que se modifica a todo momento. Letramento
como “imersão no mundo da escrita” e, consequentemente, como imersão no mundo
da comunicação, no mundo da informação que, dependendo das vivências de cada
sujeito, pode vir a ser conhecimento. Conhecimento que move o mundo, modifica
vidas e sociedades.
PALAVRAS-CHAVE
Residência Pedagógica. BNCC. Formação de Professores. Leitura. Letramento