Universidade Federal de Mato Grosso

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CMEF JOSÉ NOGUEIRA DE MORAES – ARAGARÇAS-GO E O TRABALHO COM A LEITURA E O LETRAMENTO: RELATOS DE RESIDENTES E PRECEPTORA

1Maria Claudino da Silva,2Charles Sousa Sobrinho ,3Christian Jeffty dos Reis Bezerra ,4Danielle Gonçalves Sena ,5 Daniely Cristine da Costa Boabaid ,6Josiele Candida da Conceição Nascimento ,7Lucineide Gomes da Cunha
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,5BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,6BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,7OUTROS
claudinodasilva22@gmail.com

RESUMO

Charles Sousa Sobrinho (PRP/LETRAS/UFMT) [1]
Christian Jeffty dos Reis Bezerra (PRP/LETRAS/UFMT)1
Danielle Gonçalves Sena (PRP/LETRAS/UFMT)1
Daniely Cristine da Costa Boabaid (PRP/LETRAS/UFMT)1
Josiele Candida da Conceição Nascimento (PRP/LETRAS/UFMT)1
Lucineide Gomes da Cunha (PRP/UFMT) Coorientadora 2
Maria Claudino da Silva (Orientadora)3
[1] Acadêmicos bolsistas do PRP. Curso de Letras.CUA.UFMT
2 Preceptora do PRP. Escola Municipal José Nogueira de Moraes. Aragarças-GO - Coorientadora
3 Docente Orientadora. Curso de Letras.CUA.UFMT - Orientadora

Este artigo objetiva relatar algumas experiências de Alunos Residentes do Programa da Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus do Araguaia, da cidade de Barra do Garças - MT, do curso de Licenciatura em Letras. O PRP visa proporcionar ao residente a oportunidade de vivenciar o processo de docência e de gestão de sala de aula, estabelecendo a intrínseca relação teoria-prática presente no cotidiano escolar. Com isso, busca-se proporcionar ao licenciando, a capacidade de identificar problemas concernentes à prática educativa, utilizando o referencial teórico-metodológico disponível para compreender suas causas e consequências e propor alternativas de solução, com vistas a proporcionar uma formação sólida que subsidie a capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. A residência pedagógica em questão foi realizada no CMEF José Nogueira de Moraes, situado na cidade de Aragarças – GO, nas séries finais do Ensino Fundamental. Para a realização desse estudo, a metodologia utilizada na pesquisa foi baseada, entre outros autores, em estudos de Fábio Appolinário (2007), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, trata-se de uma pesquisa básica; b) quanto ao tipo/profundidade, o estudo é descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, utiliza-se a dimensão documental, com dados provenientes de fontes documentais e referencial bibliográfico; d) quanto à natureza, faz-se uma abordagem qualitativa, já que lida com fenômenos, não se descartando o apoio da dimensão quantitativa, quando necessária. Ainda, para o levantamento de dados, foi utilizada a pesquisa de campo e da observação participante com vistas a conhecer mais profundamente o cotidiano escolar (MINAYO, 2009). O balizamento teórico foi pautado em documentos concernentes ao PRP, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autores como Martins (1985), Antunes (2004), Soares (1998, 2017), Kleiman (1995) e outros. Considerando a área de Linguagens, que embasa o Curso de Letras, esse texto aborda, a partir da BNCC, o fortalecimento da Leitura e do Letramento, desenvolvidos em sala de aulas. Nesse contexto, os Residentes expõem seus relatos, a partir de suas vivências como participantes ativos, em aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, sob a orientação de uma Professora Preceptora, na escola-campo da Residência Pedagógica e de uma Docente Orientadora, na UFMT. Os relatos, tanto dos Residentes, quanto da Preceptora, convergem para a importância de se trabalhar o desenvolvimento da leitura como base, não só para o processo de escrita e comunicação, mas, também, para o letramento. Letramento, compreendido como necessidade humana de sobrevivência e como prática social, numa sociedade que se modifica a todo momento. Letramento como “imersão no mundo da escrita” e, consequentemente, como imersão no mundo da comunicação, no mundo da informação que, dependendo das vivências de cada sujeito, pode vir a ser conhecimento. Conhecimento que move o mundo, modifica vidas e sociedades.

PALAVRAS-CHAVE

Residência Pedagógica. BNCC. Formação de Professores. Leitura. Letramento