OS IMPACTOS NEGATIVOS AOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NO
TOCANTE DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA PROVOCADO PELA
FALTA DE ESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA DA ESCOLA HERONIDES ARAÚJO
1Hortência Galvão de França,2Mônica Maria dos Santos 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2ORIENTADOR hortenciafrancag@hotmail.com
RESUMO
O presente
trabalho é resultado de uma pesquisa feita durante o Programa
Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, e
objetiva
analisar as consequências negativas das escolas de rede pública não
possuírem bibliotecas de boa qualidade. Partindo da hipótese de
criar um ambiente acessível para ajudar a desenvolver o hábito de
escrita e leitura, pretende-se identificar as principais barreiras
que impedem que haja efetivamente bibliotecas funcionais nas escolas.
Talvez seja difícil citar apenas um problema pelo qual as
bibliotecas nas escolas não se desenvolvem, mas identificamos dois
que podem ser considerados principais: Falta de repasse das verbas
por parte do governo para a rede pública de ensino, inviabilizando
novas construções de bibliotecas e impedido uma boa manutenção
nas que já existem; e a necessidade de haver uma boa gestão
financeira para administrar os recursos existentes. Na pesquisa,
deu-se especial ênfase para as séries de 3° ano do ensino médio
(EMIEP) da E. E. Heronides
Araújo,
devido a um suposto interesse maior desse público de ingressar em um
curso superior. Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho
qualitativo com objetivos exploratórios, alicerçada em
procedimentos de pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados
foram obtidos por meio de questionário qualitativo, e teve como
público-alvo a equipe profissional da escola e a turma do 3° ano
(EMIEP) e buscou averiguar como, na prática, funciona a biblioteca
para essa categoria de alunos, além de saber o nível de proximidade
entre eles e os livros. Cerca de 70 % dos alunos relataram que a
falta de uma biblioteca melhor atrapalham sim o interesse por ler
mais e escrever melhor. A biblioteca escolar precisa ser um ambiente
que propicie, preferencialmente, interação com a comunidade, um
lugar de busca por conhecimento, gosto pela leitura, onde as ideias
possam ter fluidez e os “clientes” das bibliotecas possam
desenvolver a curiosidade e o hábito de sempre buscar, analisar e
compreender os livros.