Universidade Federal de Mato Grosso

Formação Continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação

1Marilene Marzari,2Valéria Márcia Queiroz ,3Kaique de Oliveira,4Rans Miler Pereira Dantas
1OUTROS,2OUTROS,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
marilenemarzari@gmail.com

RESUMO

A ideia do projeto de extensão “Formação Continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação” surgiu da parceria entre professores do Curso de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Campus Universitário do Araguaia e da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças e tinha como objetivo principal contribuir com a formação continuada da equipe pedagógica e dos coordenadores que atuam nas primeiras etapas da educação básica, para que se apropriassem dos referenciais teórico-práticos presentes no Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC/MT), e deles se utilizassem nas práticas didático-pedagógicas. O DRC/MT foi construído a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017 que instituiu e orientou a implantação obrigatória nas primeiras etapas e modalidades da Educação Básica. Os objetivos específicos visavam: Entender as diferentes concepções teóricas que norteiam as políticas educacionais, mais especificamente da DRC; Identificar as proposições metodológicas do documento de referência do Estado de Mato Grosso para as primeiras etapas da educação básica e; Relacionar os referenciais teórico-metodológicos com as práticas de ensino e aprendizagem. Para isso, nos pautamos no Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC) para a Educação Básica. Os encontros foram quinzenais e aconteceram no período de maio a novembro de 2019, nas dependências da SME, no horário de 7:30 às 11h, e contaram com o desenvolvimento de tarefas como: leitura, discussões, resolução de problemas, produção escrita individual e coletiva, entre outras. Com resultado destacamos: a complexidade no entendimento das bases teórico-filosóficas presentes no DRC; o desafio em articular as bases teórico-filosóficas com as metodologias ativas do referido documento; a necessidade de superação da centralidade do professor e da passividade dos alunos no processo de ensino-aprendizagem; a complicação em relacionar o marco referencial presente no PPP com o planejamento e desenvolvimento da atividade de ensino, entre outros. Como considerações, pontuamos que o DRC/MT dificilmente se materializa no contexto escolar; por um lado, por enfatizar a avaliação em larga escala e desconsiderar o processo de aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos e; por outro, em função das condições concretas vividas pelos sujeitos históricos - professores e alunos.

PALAVRAS-CHAVE

Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso. Formação Continuada. Aprendizagem.