Formação Continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede
Municipal de Educação
1Marilene Marzari,2Valéria Márcia Queiroz ,3Kaique de Oliveira,4Rans Miler Pereira Dantas 1OUTROS,2OUTROS,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO marilenemarzari@gmail.com
RESUMO
A ideia do projeto de extensão “Formação Continuada dos
Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação” surgiu da parceria
entre professores do Curso de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e
Sociais, Campus Universitário do Araguaia e da Equipe Pedagógica da Secretaria
Municipal de Educação de Barra do Garças e tinha como objetivo principal contribuir
com a formação
continuada da equipe pedagógica e dos coordenadores que atuam nas primeiras
etapas da educação básica, para que se apropriassem
dos referenciais teórico-práticos presentes no Documento de Referência
Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC/MT), e deles se utilizassem nas
práticas didático-pedagógicas. O DRC/MT foi construído a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), Resolução CNE/CP n. 2, de 22
de dezembro de 2017 que instituiu e orientou a implantação obrigatória nas primeiras etapas e
modalidades da Educação Básica. Os objetivos específicos visavam:
Entender as diferentes concepções teóricas que norteiam as políticas
educacionais, mais especificamente da DRC; Identificar as proposições
metodológicas do documento de referência do Estado de Mato Grosso para as
primeiras etapas da educação básica e; Relacionar os referenciais teórico-metodológicos
com as práticas de ensino e aprendizagem. Para isso, nos pautamos no Documento
de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC) para a Educação Básica.
Os
encontros foram quinzenais e aconteceram no período de maio a novembro de 2019,
nas dependências da SME, no horário de 7:30 às 11h, e contaram com o
desenvolvimento de tarefas como: leitura, discussões, resolução de problemas,
produção escrita individual e coletiva, entre outras. Com resultado destacamos:
a complexidade no entendimento das bases teórico-filosóficas presentes no DRC; o
desafio em articular as bases teórico-filosóficas com as metodologias ativas do
referido documento; a necessidade de superação da centralidade do professor e da
passividade dos alunos no processo de ensino-aprendizagem; a complicação em
relacionar o marco referencial presente no PPP com o planejamento e
desenvolvimento da atividade de ensino, entre outros. Como considerações,
pontuamos que o DRC/MT dificilmente se materializa no contexto escolar; por um
lado, por enfatizar a avaliação em larga escala e desconsiderar o processo de
aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos e; por outro, em função das
condições concretas vividas pelos sujeitos históricos - professores e alunos.
PALAVRAS-CHAVE
Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso. Formação Continuada. Aprendizagem.